O Startupi participou no dia 28, da abertura oficial da São Paulo Tech Week, uma iniciativa da SP Negócios e Investe SP. No período de 3 a 9 de novembro, São Paulo será palco de diversas iniciativas e eventos dinâmicos atraindo e concentrando empreendedores, investidores, estudantes e interessados por tecnologia. O lançamento aconteceu na sede da IT Midia em São Paulo e contou com a presença de diversos players do ecossistema e do poder público.

Beatriz Gusmão, Diretora de Negócios da SP Negócios, afirmou que a semana visa estimular e valorizar o DNA inovador, empreendedor e criativo de São Paulo, posicionando a cidade como um hub global de inovação. Beatriz também destacou a importância que o poder público representa como agente catalisador para que ações como a São Paulo Tech Week e de promoção do setor aconteçam e tragam cada vez mais visibilidade para a cidade.

Foto: Divulgação

Leon Rodrigues/Secom

“Para a São Paulo Negócios e a Investe SP é muito importante estimular esses setores prioritários como o de tecnologia que acaba sendo o setor mais transversal de toda a cadeia. Isso com certeza nos traz potencial de internacionalização das empresas, atração de talentos e capital financeiro”.

Rodrigo Pirajá, Presidente da SP Negócios, também reconheceu a importância do poder público de agregar diversas iniciativas em uma única semana e destacou os pontos positivos da cidade São Paulo. São Paulo é uma das cidades mais inovadoras do mundo, sendo o ecossistema mais relevante para quem deseja ter uma startup na América Latina. A cidade de São Paulo também concentra mais de 30% de toda mão de obra do setor de tecnologia do Brasil e é sede de grande parte das multinacionais do setor.

Crédito: Leon Rodrigues/Secom

Crédito: Leon Rodrigues/Secom

Rodrigo também chamou a atenção para um momento especial no setor com o surgimento de novos espaços de inovação como o Cubo, iniciativa do Itaú Unibanco e da Redpoint eventures, novas aceleradoras surgindo e fundos internacionais investido cada vez mais em negócios por aqui. “Com a São Paulo Tech Week temos a materialização de mais uma iniciativa de difusão da cultura de inovação na cidade de São Paulo. É preciso cada vez mais reunir e articular os agentes privados em cooperação, em parceria com o poder público. A iniciativa é do poder público, mas a realização é de todo ecossistema”.

A São Paulo Tech Week contará com mais de 60 eventos dos mais diferentes tipos, Hackathon, Workshops, Palestras, Exposições e espera atrair para São Paulo mais de 10 mil pessoas.

Juan Quirós, Presidente da Investe SP, contou que sempre olharam para a área de tecnologia como parte fundamental, tanto que com 5 anos de operação no mercado, já trouxeram 17 milhões de dólares em novos investimentos para a cidade. “Nós sempre posicionamos São Paulo muito bem no cenário internacional como um ótimo destino para novos investimentos”.

Crédito: Leon Rodrigues/Secom

Crédito: Leon Rodrigues/Secom

Juan destaca que todo esse trabalho é apenas o início, e que é preciso que cada vez mais município e estado trabalharem juntos para que as empresas de tecnologia tenham uma melhor estabilidade e segurança, assim todos colherão os frutos dessa semana. “Espero daqui 20 anos virar para o meu filho e dizer que eu ajudei a desenvolver esse projeto, desenvolver são Paulo como um hub de tecnologia”.

Rogério Ceron, Secretário Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico de São Pulo, demonstrou orgulho e satisfação em nome da Prefeitura de São Paulo e ressaltou que todo o evento foi viabilizado quase que sem a utilização de recursos públicos, o que mostra que é possível sim fazer iniciativas de política pública atuando como catalizador de iniciativas.

Foto: Rogério Ceron

Crédito: Leon Rodrigues/Secom

Durante a abertura oficial da São Paulo Tech Week, estavam presentes diretores de diversas companhias que contribuíram com palestras e ainda comentaram sobre a semana de tecnologia.

Laércio Cosentino, CEO da Totvs, afirma que é essencial deixar a cidade respirar inovação, tornando-a mais digital, mas destaca um outro lado que é preciso levar em consideração. “É importante ressaltar que falamos muito em inovação, tecnologia, mas se o Brasil quer realmente marcar presença nesse mundo que está se formando, é fundamental que se invista em tecnologia. Em São Paulo temos o INSS de 4,5% e 2,5% sobre o faturamento, sem contar a taxa de juros sobre o capital próprio. Estamos falando em agir, mas o que antes era lei do bem virou lei do mal”.

Crédito: Leon Rodrigues/Secom

Crédito: Leon Rodrigues/Secom

Ele afirma que quando observa todo o esforço que está sendo feito para ter mais tecnologia e mais startups no Brasil, considera que estamos um pouco na contramão de tudo isso. “Estamos trabalhando para gerar emprego de alto valor agregado, criar um mundo mais digital, mas não adianta nada fazermos um evento como a São Paulo Tech Week se todo o esforço não é valorizado”.

Marcelo Porto, Presidente da IBM Brasil, concorda dizendo que São Paulo é um polo, temos aqui um manancial de conhecimento que é muito importante, mas o desenvolvimento de mão de obra qualificada está em nossas mãos em uma parceria com estado, Governo Federal e as cidades.

Crédito: Leon Rodrigues/Secom

Crédito: Leon Rodrigues/Secom

Marco Stefanini, Presiente da Stefanini, considera importante termos um ecossistema favorável a prospecção dos movimentos de tecnologia do Brasil, mas ressalta que todo esse movimento e ações precisam de uma longa continuidade. “Não podemos esquecer que os resultados vem com um conjunto de ações, o sangue empreendedor, com certeza São Paulo já tem, outro ponto é criar condições favoráveis para trabalhar”.

Crédito: Leon Rodrigues/Secom

Crédito: Leon Rodrigues/Secom

Fábio Coelho, Presidente do Google Brasil, ressaltou a importância da diversidade para se criar um ecossistema forte. “A tecnologia tem que ser inclusiva não apenas na quantidade de pessoas, mas tem que incluir o país, permitir que pessoas de fora de São Paulo venham para cá e também para que mulheres participem mais, mais e mais, porque ao abraçar a diversidade, vamos fazer com que todos estejam participando”.

Crédito: Leon Rodrigues/Secom

Crédito: Leon Rodrigues/Secom

Adelson de Sousa, Presidente da IT Midia, uma das parceiras da São Paulo Tech Week, destacou que há 18 trabalha no setor de tecnologia da informação apoiando o setor, todo dia, com conteúdo, relacionamentos e negócios.

Crédito: Leon Rodrigues/Secom

Crédito: Leon Rodrigues/Secom

Em primeira mão Adelson contou que a IT Midia fará parte da São Paulo Tech Week 2016 com o IT Forum Expo que será o evento de abertura da semana de tecnologia e inovação.

E você? Já se programou para a semana? Veja a agenda completa com toda programação dos eventos clicando aqui.