A Kroton, empresa brasileira com quase 50 anos de tradição que se tornou referência mundial no setor da educação pelo valor de mercado e pela quantidade de alunos, anunciou essa semana a compra da startup Studiare por R$ 4,1 milhões. A startup possui um sistema de ensino adaptativo que personaliza o conteúdo oferecido ao aluno.

Cada vez mais as soluções de tecnologia aplicada à educação estão presentes nas plataformas de aprendizagem da Kroton. A estrutura original da startup será mantida e relacionada à vice-presidência de Inovação & Negócios, porém a independência da operação garantirá a liberdade criativa e a autonomia dos projetos envolvendo as áreas, preservando assim o empreendedorismo da equipe.

Além do adaptive learning, as ferramentas de gamefication, big data, data minining, analytics, blended learning, estímulos adaptativos e o método chamado de teoria de resposta ao item (TRI) trarão infinitas possibilidades com a Studiare, tanto para a educação básica como superior. Os investimentos nesses recursos tecnológicos e o aproveitamento desse ativo viabilizarão importantes sinergias no processo de gestão pedagógica.

“O propósito do grupo sempre foi cumprir o desafio de entregar educação de qualidade em escala e a chegada da Studiare ajudará na concretização dos projetos pioneiros de tecnologia educacional”, afirma o vice-presidente de Inovação & Negócios, Paulo de Tarso.

Com programas em andamento devido à parceria de dois anos com a startup, como o Desafio Nota Máxima e a Trilha do Enem, o fechamento do negócio pretende gerar novas oportunidades e potencializar resultados com a customização do software. “O adaptive learning é uma tendência ao pensarmos na gestão do conhecimento de forma moderna e com flexibilidade, um dos pilares do modelo acadêmico KLS 2.0”.

Segundo o CEO da Studiare, Felipe Mattos, o acordo mostra a evolução do mercado e o papel fundamental da tecnologia para o crescimento do setor educacional. “A startup tem um potencial tecnológico diferenciado, executando software web e aplicativos que utilizam algoritmos matemáticos de ponta para aumentar o desempenho dos alunos. A integração com a Kroton proporcionará grande valor no curto e no médio prazo ao aliar esta capacidade e agilidade em construir tecnologia e software de ponta à expertise única em educação e gestão da Kroton”, ressalta.

Para o CTO, Murilo Andrade, o ensino ainda precisa avançar nessa vertente e a colaboração com o líder no segmento impulsiona e dissemina ações inovadoras.