* Por Flávio Estevam
Já tem uma Startup?
Hackear alguns processos durante o crescimento das startups é muito mais fácil do que você imagina. Basta treinar o desapego sentimental e após desenhar os dois cenários, analisar a curva de aprendizado e possibilidade de acerto de cada um, chega a hora de colocar as mãos na massa e executar.
A forma e tradicional é
1) você tem uma ideia 2) planeja 3) executa o planejamento 4) mensura os resultados
Hackeando
1) você observa o que está dando certo com o concorrente ou modelo similar ao de sua startup e cópia.
Sei que esse assunto é polêmico e muitos empreendedores não concordam com esse posicionamento de copiar uma ideia, mas pare pra pensar: se o seu concorrente é maior que você, está crescendo, ganhando dinheiro o mais inteligente é copiar o que eles estão fazendo de certo para ter o mesmo resultado em proporções diferentes, é claro!
Alguns exemplos
Para quê fazer teste A/B, pesquisas em formulário e gastar um tempão para escolher a cor do botão (COMPRAR) no seu site que vende roupas ou material esportivo?
Acesse o site da Netshoes e copie a cor do botão (alaranjado) deles.
Simples assim. Por que afirmo que é simples? Já imaginou quantos profissionais f… estão envolvidos nessa escolha? A não ser que a sua expertise seja maior do que uma empresa gigantesca como a Netshoes.
Outro clássico é copiar o modelo de negócio, o mito de que toda startup precisa ser inovadora já foi quebrado a muito tempo e até hoje vejo empreendedores que não saem do lugar porque querem inovar em tudo e não fazem o simples que já está provado que funciona.
Alguém inventou o tal do modelo Marketplace um dia e sempre funcionou, então porque estudar um formato de Marketplace diferente e passar meses construindo e testando para, no final das contas, conseguir o mesmo resultado do modelo tradicional?
Quero deixar claro que é obvio que sou a favor da inovação, mas pensar grande e começar pequeno faz toda diferença na hora de conseguir aplicar o que planejou, sabemos que não é tão simples assim criar um negócio disruptivo e inovador do zero da noite para o dia.
Enquanto alguns ficam tentando ser únicos no mundo tentando criar um negócio nunca antes visto, estamos aqui criando negócios que já existem, copiando o que está funcionando e ganhando dinheiro.
Flavio Estevam é Empreendedor serial, palestrante, consultor e especialista em implantar negócios na internet em tempo recorde. Criou mais de 60 startups e o site Namoro Fake. Mentor em Startup Weekend, vice presidente da Startup MS. Foi Finalista do prêmio Spark Awards da Microsoft como Empreendedor do ano 2013 e eleito pelo portal UOL como um dos 50 empreendedores de sucesso de 2013.
No comments yet. You should be kind and add one!
Our apologies, you must be logged in to post a comment.