* Por Nicolas Hassenstein

A Corrida de Startups, realizada pela consultoria Laboratorium de Projetos Inovadores, já é um dos grandes destaques das Feiras do Empreendedor do Sebrae e promete agitar os ecossistemas de startups em Parnaíba, no interior do Piauí e de São Luís do Maranhão, onde serão realizadas respectivamente, de 27 a 30 de outubro e de 18 a 21 de novembro.

A dinâmica da Corrida de Startups consiste em uma série de atividades para o amadurecimento do modelo de negócio proposto pelas equipes. Durante os quatro dias do evento, os participantes têm acesso a um espaço exclusivo, com estações de trabalho e internet de alta velocidade além do acompanhamento de mentores, palestras com temas de interesse para as startups e oficinas oferecidas pela programação da Feira do Empreendedor.  No último dia, uma banca avalia o resultado final dessa evolução por meio dos Pitchs que são apresentados pelas equipes.

O evento já ajudou inúmeros empreendedores a colocarem suas ideias em prática, como conta Marcelino Macedo, vencedor da edição da Corrida de Startups de Manaus, em 2014, com o projeto Navegar.

“A Corrida de Startups foi só a ponta do iceberg pois mesmo sem eu ter tido contato anterior com o mundo de startups, aquilo foi um mosquito que me mordeu e eu não quis mais saber de outra coisa. Me dediquei, estudei e participei de outros eventos onde também vencemos e recebemos até uma premiação em dinheiro, que serviu de primeiro capital para o início do nosso projeto”

Além de ajudar a amadurecer a ideia dos projetos inscritos, a Corrida de Startups acaba se tornando um importante momento de encontro e networking dos atores do empreendedorismo de Inovação nas cidades onde é realizado. No Maranhão há uma grande expectativa para a Corrida, por parte do ecossistema de Startups local, como conta Danielle Camelo de Abreu, analista da Unidade de Acesso a Inovação e Tecnologia do Sebrae MA:

“É com grande satisfação, expectativa e curiosidade que o Sebrae Maranhão recebe a Corrida de Startups. Temos nos últimos tempos proporcionado para alguns dos nossos empreendedores experiências e vivências em relação às startups e à área de inovação, mas poder proporcionar algo mais profundo como mentorias, palestras e oficinas será muito melhor, ainda mais com a expertise da Laboratorium”.

Já no Piauí, esta será a segunda edição da Corrida de Startup. Em 2014, apenas 10 empreendedores seriam selecionados para participar do evento, mas devido ao grande número de interessados, 14 ideias acabaram sendo escolhidas entre 52 projetos inscritos. Este ano espera-se repetir o sucesso.

“O grande objetivo do Sebrae é fomentar a criação de novas startups e o empreendedorismo no segmento de economia digital. Com essa maratona os participantes têm a oportunidade de vivenciar a criação de uma startup com o auxílio de especialistas. A nossa expectativa é desmistificar as dificuldades de se iniciar um empreendimento entregando um caminho viável através de metodologias praticadas pelos grandes nomes do vale do silício”, explica Samuel Moraes, gestor do Projeto de Tecnologia da informação e Comunicação do Sebrae Piauí.

Como participar?

Para se inscrever na Corrida de Startups do Maranhão, basta acessar o Site da Feira do Empreendedor MA 2015, preencher o formulário com as informações solicitadas e aguardar pela seleção. Os 12 melhores projetos serão convidados a participar da Corrida de Startups durante a Feira do Empreendedor MA 2015, em São Luís, no Centro de Convenções, no período de 18 a 21 de novembro.

A Corrida de Startups de Parnaíba, no Piauí, está com as inscrições encerradas e receberá visitantes interessados em acompanhar o evento durante a Feira do Empreendedorismo 2015, que acontece no Estádio Verdinho, no período de 27 a 30 de outubro.


nicolas-hassensteinNicolas Hassenstein é Profissional de Marketing e Inovação, consultor do Sebrae Nacional para área de Marketing e Negócios Digitais e faz parte da equipe do Laboratorium, onde desenvolve projetos de Inovação e Empreendedorismo. Também é mentor de Startups e foi um dos curadores das Maratonas de Negócios da Campus Party Brasil.