* Por Isadora Leone

Ser uma mulher empreendedora tem lá suas vantagens – ou muitas! Afirmo isso porque, ao meu ver, algumas características femininas garantem vários bônus na vida empreendedora. E separei algumas características históricas que  mostram o porquê disso:

Finanças: Embora o homem tivesse por muito tempo a exclusiva  tarefa de prover o sustento da família, hoje sabemos que isso mudou. Sempre foi a mulher que coordenou e administrou as finanças da casa. Lista de compras, estudo da sazonalidade de frutas e legumes, rendimento de alimentos e produtos de limpeza sempre fizeram parte do seu dia-a–dia.

Recursos Humanos: Administrar as necessidades, horários, tarefas, responsabilidades e principalmente conflitos sempre foi responsabilidade da mulher. Gerenciar todas as relações, colocar “panos quentes” ou preparar aquela bronca em prol da eficácia dos resultados do lar.

Inovação: Mudar processos domésticos com o objetivo de tirar o melhor proveito do tempo e do espaço sempre foi também características que vimos em nossas avós. Todos temos histórias de como ela mudava, arranjava e determinava alterações nos processos para que o melhor de todos pudesse ser entregue.

Networking: Conhecer as vizinhas, mães dos amiguinhos da escola, fazer amizade com a dona da quitanda ou da banca da feira garantem, sem sombra de dúvida, oportunidades de otimização de tempo e resultados, tanto em processo como financeiros.

Gerenciamento: Acordar mais cedo e dormir mais tarde, verificar todas as tarefas feitas, planejar as do dia seguinte e avaliar a produção do marido e dos filhos.

Analisando tudo isso, você acredita que ainda há dúvidas de que nós mulheres temos historicamente e geneticamente ferramentas básicas para o mundo do empreendedorismo? Basta acessá-las e colocá-las em prática no mundo dos negócios com foco em ganhar dinheiro e, consequentemente, empregos e melhoria ao seu entorno.

E para concluir minha análise, acredito que para isso a mulher deva somente procurar conhecer melhor a si mesma e capacitar-se para adequar suas habilidades a realidade do mundo dos negócios.  Tá facil?

Eu acho que sim :)


 

Isadora Leone Isadora Leone, é empresária e empreendedora, sócia fundadora da PitchCom, agência de comunicação e assessoria de imprensa. Com mais de 15 anos de experiência, teve passagens por grandes empresas como General Motors e Volkswagen. Graduada em Relações Públicas pela FAAP, pós-graduada em Marketing pela ESPM e em Administração de Organizações da Sociedade Civil pela USP é colaboradora da Rede Mulher Empreendedora.