Durante a Maratona Valor PME 2015, que aconteceu em 5 de outubro, Luiza Trajano, presidente da rede Magazine Luiza, uma das maiores varejistas de móveis e eletrodomésticos do País, falou sobre a trajetória de sua empresa e o caminho que percorreu até se tornar uma das empreendedoras mais influentes do Brasil. (confira o vídeo com a entrevista completa ao final da matéria)

Visão empreendedora

luiza-trajanoTudo começou quando Luiza Trajano Donato – tia da atual presidente – inaugurou com o marido uma pequena loja em Franca, no interior de São Paulo, em meados dos anos 50. O pequeno comércio, que foi batizado de Magazine Luiza por meio de um concurso cultural, mais tarde viria a se tornar uma das empresas mais fortes do mercado de varejo brasileiro. Menos de dez anos depois da fundação a empresa já crescia de forma sólida dentro da cidade paulista.

Com uma boa gestão e visão empreendedora, no início dos anos 80 a empresa foi pioneira na implantação de sistemas computacionais nas lojas. A varejista foi uma das primeiras empresas do Brasil a aderir o novo conceito de vendas, o comércio por lojas virtuais. Hoje o e-commerce da Magazine Luiza é um dos maiores e mais importantes do varejo nacional.

Como vencer

Luiza garante que o medo é o maior inimigo do empreendedor, pois riscos e oportunidades devem ser abraçados na hora de empreender. “Ter visão estratégica e saber aceitar estes riscos são ferramentas essenciais para o pequeno empreendedor que quiser ter sucesso em seu pequeno negócio ou expandir”, diz a empreendedora, que participa dos processos da empresa desde que tinha 12 anos, quando decidiu trabalhar durante as férias escolares na loja dos tios, para juntar dinheiro e comprar presentes para amigos e familiares.

Com tantas varejistas na capital paulistana, era um risco de investimento para a empresa que não era conhecida na cidade. “Quando entramos em São Paulo, podia dar muito certo ou muito errado. Hoje, só na Grande São Paulo, temos mais de 100 lojas, que representam 20% do faturamento total da empresa”, explica Luiza. A rede está presente em quatro regiões do Brasil, em 16 estados.

A presidente da companhia diz que, apesar das inúmeras crises nacionais e mundiais pelas quais a empresa passou nestes quase 60 anos, a Magazine Luiza é eleita há 19 anos consecutivos como uma das melhores empresas do País para se trabalhar. O contato de cada um dos funcionários com os clientes é muito direto, o que garante o sucesso da rede varejista e a satisfação de seus colaboradores, afirma ela. “Valorizamos o cliente ao máximo. É ele quem paga o salário de cada um de nós da Magazine. A experiência do cliente com a gente tem que ser sempre a melhor possível”, diz.

Alternativa

Sobre momentos de crise na economia ou na política, Luiza garante que as empresas devem aproveitas as alternativas e manter o propósito que foi designado desde o início. “Sem foco a empresa não tem sucesso, independente de crise. Este é o segredo do sucesso da nossa empresa: o foco e os valores da empresa são mais importantes que o faturamento”, diz. Além do sucesso do negócio, manter os objetivos em foco é importante para o empreendedor como um todo. “O que me segurou depois que eu perdi repentinamente meu marido foi a paixão que eu sinto pelo que eu faço”, conta Luiza.

Para ela, o dono do negócio deve fazer mais com menos: evitar cortar gastos essenciais, para não impactar de forma prejudicial o negócio, mas trabalhar em grupo e sempre dar oportunidade e liberdade para todos os envolvidos na empresa pensarem em uma solução para economizar dinheiro e otimizar tempo, utilizando a criatividade, que é intrínseca do povo brasileiro e qualidade primordial para um empreendedor.

Luiza destaca pontos principais para que se tenha êxito que não devem sair da cabeça do empreendedor nenhum minuto, antes e durante a execução de um projeto: Pensar grande; Paixão pelo trabalho; Visão 360 graus; Enxergar as soluções, Fazer acontecer e Ter coragem para assumir os riscos!

Empreendedorismo feminino

Como uma das mulheres empreendedoras mais influentes do País, como Luiza enxerga o empreendedorismo feminino no Brasil e no mundo? Quais caminhos estas mulheres devem seguir para alcançarem o sucesso na carreira empreendedora? Confira agora a entrevista realizada com Luiza Trajano, falando sobre PMEs e mulheres a frente de grandes ou pequenos negócios: