* Por Exame.com

Assistir a programas de TV não é apenas uma forma de relaxar: muitos deles ensinam lições valiosas para quem é dono de um negócio próprio.

Por isso, selecionamos algumas atrações que comprovam que aprender mais sobre a arte do empreendedorismo não precisa ser uma tarefa exaustiva. Enquanto alguns episódios são transmitidos apenas pelas respectivas emissoras, outros também podem ser vistos online.

Veja dez séries de televisão que têm muito a oferecer para os que são ou desejam ser empreendedores. A lista tem desde programas focados em negócios até os conhecidos por quem nunca pensou em abrir uma empresa.

Bloomberg Game Changers

size_810_16_9_game-changers

A série, produzida pela Bloomberg, traça o perfil de diversos líderes e empreendedores de sucesso. Algumas personalidades retratadas são J. K. Rowling, Jeff Bezos, Steve Jobs e Mark Zuckerberg.

Onde é transmitido: é possível assistir aos episódios tanto pelo site da Bloomberg TV quanto pelo canal do YouTube. O último episódio foi publicado em fevereiro deste ano.

House of Cards

size_810_16_9_20151020-25144-10ovnmq

“House of Cards” é uma série que dá lições de negociação para empreendedores. E em um ambiente onde tanto o pensamento estratégico quanto a força de decisão são necessários: o universo da política.

Onde é transmitido: a quarta temporada da atração já foi prometida para 2016. A série pode ser vista pelo serviço de streaming Netflix, por se tratar de uma produção original da companhia.

Mad Men

size_810_16_9_mad-men

A série se passa nos anos 60, em Nova York, e acompanha a vida do diretor de criação Don Draper. Retratando o universo da publicidade da época e as mudanças nesse setor, o programa também mostra a vida pessoal das personagens – incluindo ambição, frustração e disputa por poder. A série fala muito sobre inovar e criar novas oportunidades de negócio.

Onde é transmitido: a série chegou ao fim em abril deste ano. No Brasil, os episódios são transmitidos pela TV Cultura e pelo canal digital e pago HBO GO. A série também pode ser vista pelo serviço Netflix.

O Aprendiz

size_810_16_9_trump_no_programa_o_aprendiz_

“O Aprendiz” é a versão brasileira do programa “The Apprentice”, apresentado pelo candidato à presidência dos Estados Unidos Donald Trump (substituído por Arnold Schwarznegger para a temporada de 2016).

Nele, os participantes passam por diversos testes de trabalho em equipe e planejamento estratégico. A competição elimina pouco a pouco os candidatos, restando apenas “o aprendiz”.

Com diversas temporadas, a versão brasileira já foi apresentada pelos empresários Roberto Justus e João Dória Júnior. O programa deixou de ter participantes anônimos e resolveu incluir celebridades, um movimento que o “The Apprentice” também realizou.

Onde é transmitido: o programa passa no canal aberto Record. A data para uma nova temporada ainda não foi definida. É possível ver alguns vídeos da temporada anterior. Na versão americana, quem transmite é o canal NBC e o programa já teve 14 temporadas (contando tanto “The Appprentice” quanto “The Celebrity Apprentice”).

O Sócio

size_810_16_9_marcus-lemonis

Originalmente chamado “The Profit” (“O Lucro”), o programa é estrelado pelo investidor Marcus Lemonis. Ele ajuda empresas em apuros a se reerguerem – em geral, são pequenos negócios familiares, geridos de forma amadora. O empresário coloca seu próprio dinheiro no negócio e passa a ser sócio dos empreendedores, identificando falhas e guiando empreendimentos para o sucesso.

Onde é transmitido: no Brasil, o programa passa no canal pago History Channel. Nos Estados Unidos, uma nova temporada será lançada no dia 28 de outubro deste ano.

Aprendendo com tubarões

size_810_16_9_shark-tank-equipe

Quer aprender como fazer um bom pitch da sua empresa? É isso que ensina o programa Shark Tank (em português, “Shark Tank: Negociando com Tubarões”).

Em Shark Tank, empreendedores apresentam sua ideia de negócio para cinco possíveis investidores. Esses “tubarões” criticam o projeto e podem ou não fazer uma proposta de aporte, envolvendo tanto dinheiro quanto uma participação societária na empresa.

Onde é transmitido: no Brasil, o programa começou a ser transmitido pelo canal pago TLC neste ano. A atração lançou sua sétima temporada nos Estados Unidos no mês passado.

Silicon Valley

size_810_16_9_20151020-25144-rzdnew

“Silicon Valley” é uma série de comédia que mostra a história de seis programadoras tentando fazer sucesso no Vale do Silício, enfrentando desafios típicos do desenvolvimento de uma ideia de negócio inovadora.

Onde é transmitido: atualmente, a terceira temporada está em produção, para ser transmitida em 2016. A série é transmitida pelo canal pago HBO, e pelo digital HBO GO.

The Office

size_810_16_9_chefe-do-the-office

A série de comédia “The Office” é uma espécie de pseudodocumentário sobre um braço da empresa Dunder Mifflin, que comercializa papel. A série aborda principalmente conceitos de liderança, por meio do chefe Michael Scott: o que fazer – e, principalmente, o que não fazer – na sua empresa.

Onde é transmitido: a série terminou em 2013, com nove temporadas, mas os episódios podem ser vistos pelo serviço Netflix.

Undercover Boss

size_810_16_9_undercover-boss

O reality show “Undercover Boss” (no Brasil, “O Chefe Espião”) mostra, a cada episódio, um empresário da alta hierarquia de uma empresa tendo de secretamente trabalhar com os funcionários nas posições iniciantes do negócio. Assim, o executivo aprende realmente como é a operação do negócio que ele administra – na foto acima, vemos um episódio que envolve a rede Subway. Recentemente, o programa Fantástico (Rede Globo) fez um quadro similar, chamado “Chefe Secreto”.

Onde é transmitido: ao todo, seis temporadas foram feitas. A série é transmitida pelo canal americano CBS e alguns episódios podem ser vistos no site do veículo. O Canal Viva transmitiu o reality show no Brasil há alguns anos.

Your Business

size_810_16_9_your-business

O programa “Your Business” é voltado para pequenas e médias empresas. Além de mostrar exemplos desses negócios, a atração leva especialistas em negócios e investidores para aconselhar empreendedores em diversos assuntos. Na foto, um exemplo da loja de óculos Warby Parker, que começou na internet e se tornou uma referência de marca.

Onde é transmitido: o programa foi criado em 2006 e até hoje é transmitido pela rede americana MSNBC, semanalmente. É possível ver alguns vídeos, inclusive buscando por temas de interesse, no site do programa.

Por Mariana Fonseca, do Exame.com