O Desafio Cisco de Inovação Urbana – Porto Maravilha é uma competição para startups, empreendedores e desenvolvedores de todo o País. A iniciativa busca soluções que visem à melhoria e o aumento da oferta de serviços urbanos inovadores e a criação de ferramentas de engajamento com os cidadãos da região portuária do Rio de Janeiro. A revitalização desta área é chamada de Operação Urbana Porto Maravilha, e faz parte deste processo a preparação da cidade para os grandes eventos esportivos, transformarão a região em um polo de transporte, cultura, negócios e uma referência no uso de tecnologia para a gestão urbana.

A competição será separada em cinco modalidades. São elas: Mobilidade, Colaboração, Serviços Urbanos, Educação/Cultura/Turismo e Meio Ambiente. Haverá um vencedor para cada uma delas, que terá sua ideia viabilizada por meio de um processo de aceleração. A inscrição pode ser feita no site.

O Desafio Cisco de Inovação é composto por três fases, as duas primeiras online e a terceira presencial: Credenciamento, que ocorre até 7 de setembro. As equipes selecionadas para a próxima fase serão anunciadas dia 11 de setembro; Prototipação/Modelagem, em que as equipes selecionadas poderão produzir seus protótipos e contarão com ferramentas de treinamento Cisco para a capacitação e validação de suas ideias. Ao fim desta etapa, as equipes serão avaliadas por uma banca julgadora. Em 8 de outubro serão divulgadas as equipes que passam para a última etapa, a Startup Weekend. Esta fase acontece entre os dias 16 e 18 de outubro, onde os finalistas receberão mentoria. Ao final do terceiro dia, as equipes se apresentarão para uma banca julgadora e serão anunciados os vencedores de cada modalidade.

Na próxima quarta-feira, 2 de setembro, às 19h, acontecerá um bate-papo online com a Cisco e parceiros sobre o Desafio, com o objetivo de tirar dúvidas sobre as fases da competição e a IoE (Internet de Todas as Coisas), plataforma Cisco em que serão inseridas as aplicações desenvolvidas no Desafio para melhoria da região. O cadastro para a participação pode ser feita no site.