A startup FX Flow Intelligence, nascida em 2015, recebeu investimento de R$ 8,5 milhões do grupo HiPartners Capital & Work para trazer essa inovação ao varejo tradicional. O total investido foi direcionado para criar as soluções de análise do comércio.

Para a coleta destas informações, a startup realizou uma parceria com o Instituto de Matemática e Estatística da USP e com o laboratório de Inteligência Artificial da instituição para desenvolver o equipamento conhecido como peek computer. O device é um sensor ultracompato com câmera de visão computacional que captura e transmite as informações em tempo real via internet, oferecendo ao lojista informações detalhadas sobre o fluxo de clientes, a quantidade de visitas, a atratividade das vitrines e dos corredores e, principalmente, a taxa de conversão das vendas.

fx-flow-intelligence

“O produto possui três pilares: o monitoramento dos consumidores, a tecnologia de ponta para coletar estes dados e a certificação de que as informações são acuradas e precisas”, afirma Marcelo Tavares, CEO da FX Flow Intelligence. “Com nossos dados, o lojista tem a base para realizar uma gestão inteligente e aumentar sua receita”, diz.

Todas as informações coletadas são enviadas para o lojistas, que acessa via plataforma online baseada em cloud. O objetivo, de acordo com Tavares, é oferecer mais insights à gestão das lojas físicas por meio de relatórios detalhados. “Com o monitoramento constante do fluxo de visitantes, o cliente terá à disposição análises como taxa de atratividade – divisão entre aqueles que entraram na loja e o total que passou em frente -, definição de hot zones para aumentar as vendas e o desempenho da equipe de vendas”, avalia o executivo da companhia.

A startup já conta com clientes com empresas como Lojas Marisa, Multicoisas, Shopping Iguatemi, Shopping Center Norte, Shopping Pátio Higienopólis e o Masp, entre outras. A companhia espera obter neste ano faturamento de R$ 7 milhões.