O Startupi acompanhou nesta quinta-feira(17), no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, a cerimônia em que foi anunciado o lançamento do Pitch Gov SP, Programa que busca atrair iniciativas inovadoras para soluções dos desafios da administração pública nas áreas de saúde, educação e facilidades ao cidadão.

É a primeira ação do gênero realizada na América Latina e tem parceria com a ABStartups, entidade que representa e estimula o desenvolvimento das startups brasileiras.

Durante a cerimônia o Governador Geraldo Alckmin afirmou que está no DNA de São Paulo a inovação e o empreendedorismo e o objetivo do Pitch Gov é melhorar a qualidade do serviço público, com transparência absoluta, novas tecnologias e avanços para  favorecer a prestação de serviço, melhorando a qualidade de vida da população em setores estratégicos como educação, que é a base de tudo, saúde e relações sociais.

Foto: Fernanda Santos

Foto: Fernanda Santos

Alckmin afirmou que estamos vivendo um tempo de  mudança e com muita velocidade, por isso a tecnologia é um instrumento fundamental para mudar a vida da população. “Os jovens são os grandes inovadores, o futuro começa hoje e ele se chama juventude”, reforça.

Em conversa com o Startupi o Governador disse estar extremamente entusiasmado em poder trazer através das startups novas soluções com inovação para os enormes  desafios do governo. “Estamos muito otimistas, tenho certeza absoluta que teremos boas ideias e propostas. Com certeza vamos dar um grande salto na qualidade do serviço público com inovação”.

O Governador também se mostrou muito entusiasmado com a garra de inovar e avançar que o time da ABStartups possui e finalizou seu discurso mandando saudações  a todos “startupeiros”.

Amure Pinho, vice-presidente da Associação Brasileira de Startups falou que a missão da entidade é fazer com que as startups representem 5% do PIB brasileiro até 2035, posicionando o Brasil como uma das cinco maiores economias do mundo em relação a empreendedorismo digital, inovação e tecnologia.

“O que estamos fazendo com o Pitch Gov é uma iniciativa pioneira na América Latina e representa um grande marco, um marco para nós, para o empreendedorismo nacional e principalmente, para o ecossistema de startups brasileiro”, afirma Amure.

Foto: Fernanda Santos

Foto: Fernanda Santos

Ele também destacou que toda startup tem o sonho de ser uma grande empresa, ser o próximo Google ou Facebook, mas mais do que isso, todo empreendedor tem o sonho de mudar o mundo e quando você aproxima o Governo, você está possibilitando que essa mágica aconteça. “Para mim, o grande benefício dessa parceria com o Governo é encurtar o tempo e a distância com que as startups trazem seu diferencial para a sociedade”, conclui Amure.

Durante a cerimônia, o Governador assinou o decreto que estabelece procedimentos para o chamamento, apreciação e teste das soluções. Este instrumento é o marco fundamental para aprofundar a cooperação com a sociedade civil e o desenvolvimento de ações inovadoras na gestão e serviços públicos. Alckmin também determinou que a Desenvolve SP inicie os estudos para a criação de um novo fundo voltado exclusivamente para apoiar startups que desenvolvam soluções para melhoria de serviços públicos.

As inscrições para o Pitch Gov estarão abertas do dia 18 de setembro a 18 de outubro pelo site do programa.

O Pitch Gov é promovido pela Secretaria de Governo, em parceria com a PRODESP – Tecnologia da Informação e a ABStartups – Associação Brasileira de Startups e procura inserir o Governo do Estado de São Paulo neste novo ecossistema de inovação, identificando iniciativas que possam ser aplicadas à melhoria da prestação de serviços públicos, melhor aproveitamento dos recursos públicos e redução de custos.