Que o nosso ecossistema de Startups está se movimentando em ritmo acelerado, não existem dúvidas, mas o que aconteceu em setembro e que chamou a atenção foi o número de iniciativas públicas e privadas voltadas para esse mercado.

Vamos lá, para começar, no dia 10, foi lançado o Cubo coworking, iniciativa do Itaú Unibanco e da Redpoint e.ventures. São 5.000m² com 3 andares de coworking, 1 andar para workshops e treinamentos, anfiteatro para 130 pessoas, espaço para café e terraço com lounge para interação e eventos. Essa é a primeira iniciativa nesse segmento na América Latina e deixou todos muito entusiasmados e motivados com os frutos que o espaço trará para o nosso ecossistema.

Outra iniciativa lançada e que é pioneira na América Latina é o Pitch Gov SP, programa promovido pela Secretaria de Governo, em parceria com a PRODESP – Tecnologia da Informação e a ABStartups – Associação Brasileira de Startups. O programa busca atrair iniciativas inovadoras para soluções dos desafios da administração pública nas áreas de saúde, educação e facilidades ao cidadão.

Mais uma iniciativa pública que foi anunciada em setembro foi a primeira edição da São Paulo Tech Week, uma semana voltada para iniciativas e eventos relacionados à tecnologia e inovação em diversos pontos da cidade. A SPTW é realizada pela SP Negócios, empresa da Prefeitura que promove negócios e investimentos na capital paulista e da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos do Governo do Estado.

De iniciativa privada tivemos também a Porto Seguro, que lançou a Oxigênio Aceleradora, criada para impulsionar Startups que almejam o crescimento e acesso a boas oportunidades de negócio.

Porque tudo isso em setembro? Porque em São Paulo? Bob Wollheim, Head of Digital at Grupo ABC de Comunicação, contou que não é de São Paulo, mas com cinco anos de idade, mudou-se para cá junto com seus pais, pois São Paulo era sinônimo de trabalho. Ele conta também que durante muito tempo São Paulo significou o grande trabalho, a grande indústria, o mainstream e a grande economia do país. Sobre empreendedorismo ele destaca que o grande momento das Startups brasileiras e paulistanas está nascendo meio que agora, devido a todas essas iniciativas que surgiram durante esse mês.

Veja no vídeo abaixo o depoimento completo de Bob Wollheim falando sobre suas expectativas para todas iniciativas lançadas nesse mês.

Bob destacou que ainda falta uma iniciativa da academia para se juntar aos empreendedores. E você? O que achou dessas iniciativas lançadas em setembro? O que nós ainda precisamos?

Ah, em setembro também foi lançado o novo Portal Startupi, muito mais moderno, interativo, com novos Canais de Conteúdo exclusivos e espaço para empreendedores enviarem vídeos com dicas e compartilhar experiências com novos empreendedores. Esse é só o começo, vem muito mais por aí, continue ligado e acompanhe pois o Startupi se renova para continuar contribuindo ainda mais com o crescimento do ecossistema de Startups no Brasil.