*Conube

Trabalhando com empresa aberta você tem inúmeras vantagens, mas claro que deve se atentar a detalhes importantes de sua rotina, principalmente pensando em sua saúde financeira. Seja enquadrada no Simples Nacional, no Lucro Presumido ou no Lucro Real, ou até mesmo se você é um Microempreendedor Individual, precisa pensar em contabilidade tributária.

Não é novidade que o Brasil é um país com uma alta carga de tributos e mais, sua gama de impostos é grande. Por este alto número existente, é fundamental compreender os trâmites da contabilidade tributária. Todo gestor financeiro precisa compreender o seu balanço e como pagar esses impostos.

Contudo, sabemos que na hora de realizar essa análise e o cálculo, o processo pode parecer um pouco complicado, por isso iremos explicar o que é contabilidade tributária, qual a sua importância para a empresa e como ela funciona, além de ajudar a escolher a melhor forma de tributação e algumas outras dicas essenciais na hora de recolher os impostos. Vamos lá?

O que é contabilidade tributária?

O conceito de Contabilidade Tributária é traduzido como o conjunto de ações e procedimentos visando apurar e conciliar a geração de tributos de uma entidade, o que também é conhecido como Contabilidade Fiscal. Em linhas gerais, a Contabilidade Tributária administra a parte dos tributos de uma empresa, levando em conta as regras e regulamentos da parte da legislação referentes à tributação.

Apesar de o objetivo principal dessa parte da contabilidade ser o de gerenciar a tributação da empresa, ela também é responsável pelo gerenciamento financeiro como um todo, visto que os impostos requerem uma boa parte dos recursos financeiros de uma empresa e, por isso, precisam de um planejamento financeiro e tributário eficiente.

Como funciona a contabilidade tributária na empresa?

Conforme afirmamos anteriormente, a maioria das empresas está enquadrada em algum tipo de regime tributário ou então na condição especial de MEI. Sendo assim, a empresa precisa manter em dia os pagamentos de impostos e tributos para estar regulamentada perante aos órgãos governamentais e fiscais.

Mas o que isso significa exatamente? Para uma empresa manter a contabilidade tributária de forma eficiente e coerente, não basta apenas manter suas contas organizadas e os saldos em dia. Além disso, o departamento financeiro precisa lançar os documentos necessários e realizar a conciliação bancária, permitindo assim que o contador responsável faça um balanço contábil atualizado e preciso.

Quando o Balanço Contábil está correto, a tributação da empresa também torna-se correta, o que evita riscos que pagar valores equivocados e até mais altos do que o necessário, prejudicando o resultado econômico da empresa e até inviabilizando o negócio.

Importância da contabilidade tributária

O contador, por precisar realizar o Balanço Contábil correto, é responsável por fazer diversas contas e cálculos e um gerenciamento coerente dos tributos com o objetivo de minimizar o custo da tributação.

Por se tratar de um assunto tão complexo, exigir um vasto conhecimento do contador e boa parte dos recursos da empresa para pagamento dos tributos e impostos devidos, muitas vezes a Contabilidade Tributária é responsável pelo fechamento de negócios. Isso ocorre porque as empresas não se atentam a algumas questões importantes e não levam essa parte da Contabilidade com a seriedade necessária.

Algumas dicas para que você evite prejuízos ao seu negócio devido à Contabilidade Tributária. Acompanhe!

  • Escolha a forma de tributação correta:É muito difícil prever o regime de tributação que será mais vantajoso para a empresa sem a ajuda de um profissional. É importante conhecer todos os modelos e procurar uma orientação para escolher aquele que melhor se enquadra à atividade da empresa e as condições financeiras.
  • Fique atento ao calendário de pagamento de impostos:Tenha em seu escritório e sempre consulte o calendário de pagamento de impostos. Esse calendário é importante para manter o gerenciamento dos tributos e também realizar previsões no planejamento financeiro.
  • Utilize um bom software de gestão:O planejamento tributário é extremamente importante para o planejamento financeiro como um todo. E, a melhor forma de manter-se organizado é automatizar os seus departamentos, por isso utilize um software de gestão. Ele irá maximizar a produtividade dos seus funcionários e manter as contas gerenciadas e organizadas.
  • Conte com a ajuda de seu contador:Lembre-se! A Contabilidade Tributária é um ramo da Contabilidade que exige bastante conhecimento de regulamentos e formas de tributação, por isso, conte com a ajuda de um profissional especializado, fale com o seu contador! Tire dúvidas, peça ajuda e colabore com as informações que ele necessita. Trabalhar em conjunto é a melhor solução para evitar prejuízos e perdas desnecessárias.

Contabilidade Online pode ser uma boa opção

Desde a escolha do melhor formato jurídico e do regime tributário mais adequado para cada caso, até o controle do calendário do pagamento de impostos, a contabilidade online vem se apresentando como uma grande opção para os novos empreendedores que querem abrir empresa.

Seguindo uma tendência cada vez maior de valorizar cada segundo de seus dias, os empresários, prestadores de serviços, não têm que se preocupar com a parte burocrática da contabilidade, o que acaba significando uma economia preciosa de tempo para dedicar quase que exclusivamente ao desenvolvimento dos negócios.


 

*A Conube é um Escritório de Contabilidade Online criado sob medida para quem quer abrir empresa ou quem já tem empresa aberta e quer praticidade e tranquilidade para o seu dia a dia. Com a Conube, você emite notas fiscais, acompanha as atividades fiscais e trabalhistas da sua empresa através de uma linha do tempo, gerencia o calendário para pagamento de impostos e tudo com o suporte de experientes contadores. Controle tudo pela internet de forma simples, rápida e interativa.