* Por Alice Salvo Sosnowski

Colocar em prática uma ideia é uma tarefa árdua, mas é o início de tudo. Se você se acha privilegiado porque tem uma ideia boa, já está começando errado. Milhões de insights surgem a cada minuto, colocá-los em prática é o que vai determinar o sucesso do empreendedor e ainda por cima vai demonstrar se você está preparado ou não.

O episódio 2 do Estudo de Caso de Carlos “Wizard” Martins conta como o empresário foi do insight à realização e criou uma das maiores redes de escolas de idiomas, além de fundar o Grupo Multi. Ao todo, as 3.500 escolas do grupo atendem cerca de 1 milhão de alunos anualmente, gerando 45 mil empregos diretos.

Alvo
Uma boa ideia tem que ser precisa e objetiva. Por exemplo, Carlos Wizard começou dando aulas de inglês (área de atuação) e para melhorar seu desempenho como professor que resolveu criar uma metodologia baseada em 24 aulas e, a partir disso, e bem depois, teve a ideia de montar uma escola de inglês.

Pesquise o mercado
Antes de colocar a ideia em prática é necessário conhecer o mercado de atuação. Grandes empreendedores surgem ao analisar o mercado e perceber uma demanda, estudar isso a fundo e posteriormente criar a solução para essa problemática, que pode ser um produto ou serviço.

Outro fator importante é possuir informações de contexto (empresas da área, concorrentes, serviços oferecidos) e um conhecimento base de questões gerais de legislação para saber se a sua ideia é aplicável e não interfere em nenhuma questão jurídica.

Opinião e mentoria
Toda ideia precisa ser olhada por fora. Um olhar diferenciado, com uma visão totalmente distinta pode evidenciar o caminho certo a seguir e apontar as falhas. Mas, fique atento: é importante saber com quem compartilhar a ideia e a situação que você deve fazer isso. O meuSucesso.com disponibiliza diversos materiais que ajudam na formação empreendedora, desde artigos sobre diversos temas até programas com alto nível técnico que trazem especialistas de todas as áreas.

Pôr a mão na massa
A estratégia é importante, mas para dar certo é preciso começar a pôr a mão na massa e ir adaptando o seu plano estratégico. É indo para a ação que você percebe como o negócio está desenvolvendo e até se há problemas em sua estrutura.

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carlosmartins


Alice - 150 x 150Alice Salvo Sosnowski é jornalista, empreendedora e mentora de empresas e startups. Líder de Conteúdo na plataforma em meuSucesso.com. Escreve há cinco anos o blog O Pulo do Gato, que tem a missão de inspirar profissionais a inovar e descobrir seu potencial empreendedor.