A Nestlé, líder mundial em Nutrição, lança seu primeiro desafio tecnológico, aberto por meio da Plataforma do iTEC, iniciativa do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação. O objetivo é buscar ideias inovadoras e identificar soluções, novos ingredientes ou processos que colaborem para a redução de açúcar nos alimentos, sem alterar características como sabor, odor, cor e textura dos produtos. O desafio estará disponível no site até o próximo dia 12 de novembro.

A iniciativa visa contribuir com o trabalho realizado pela Nestlé para melhorar o conteúdo nutricional de seu portfólio, por meio da redução dos teores de açúcar, sódio e gorduras saturadas em seus produtos, sem comprometimento do sabor. A empresa já reduziu em 32% o conteúdo geral de açúcar de seus produtos, entre 2001 e 2013.

Sob a coordenação do Hub de Inovação da Nestlé Brasil, o lançamento do desafio reforça o trabalho de Pesquisa & Desenvolvimento realizado pela companhia. Com uma das mais avançadas redes de inovação, a companhia conta com o Nestlé Research Center, na Suíça, e outros 34 centros de pesquisa ao redor do mundo. Ao todo, são cerca de cinco mil pessoas envolvidas diretamente em um trabalho que busca compreender as necessidades nutricionais dos consumidores.

O desafio será apresentado oficialmente ao público durante a 15ª Conferência de Inovação Tecnológica, realizada pela Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras). O evento, que acontecerá em Recife (PE), entre os dias 24 e 26 de agosto, reúne estudiosos, startups, empreendedores e o empresariado em um debate sobre os cases e oportunidades do setor.