Estão abertas as inscrições para quatro cursos de empreendedorismo do Instituto Gênesis, da PUC-Rio. São eles: Música & Negócios: Empreendedorismo e Inovação; Brand Publishers: conteúdo estratégico para marcas; OPN – Oficina de Planejamento de Negócios; e Seminário Cidades Criativas PUC-Rio. As aulas trazem os conhecimentos de mercado de empreendedores reconhecidos, como Leo Feijó, Bruno Maia e Daniel Orleans. As inscrições podem ser feitas pelo site da Coordenação Central de Extensão da entidade.

OPN – Oficina de Planejamento de Negócios

Organizado pelo Instituto Gênesis da PUC-Rio, a Oficina de Planejamento de Negócios (OPN) é um programa tradicional de orientação e planejamento de negócios inovadores. Nesta edição, os temas abordados serão inovação e geração de negócios, concepção e modelagem, atitude empreendedora (paradigma e criatividade), lean startups, estratégia de produtos e serviços, marketing, financeiro, aspectos jurídicos, formação e gestão de times, captação de recursos e alianças estratégicas, pitching e demo day.

Especialista em Inteligência Organizacional e Gestão do Conhecimento pela UFRJ, Mestre em Informática e Engenheiro de Computação pela PUC-Rio, Daniel Orleans é o coordenador do curso. Fundador da Affero Lab, Daniel foi responsável pela implantação de projetos de Educação Corporativa, Gestão do Conhecimento, Planejamento Estratégico e Gestão de Talentos em dezenas de organizações entre as TOP 500.

Início: 10/09
Período: Setembro, outubro, novembro e dezembro
Carga horária total: 51 horas

Brand Publishers: conteúdo estratégico para marcas

As aulas oferecem um panorama do comportamento de consumo e da comunicação no mundo contemporâneo, onde o novo modelo de negócios precisa se basear em produção, e não em mídia, a partir do conceito da “economia da atenção”. Ao longo do curso, os participantes terão contato com conceitos sobre value creation e assets management, com cases sobre branding e a construção de uma linha editorial a partir de princípios, valores e propósito. Serão apresentados modelos, vantagens e objetivos. Aplicação de lean thinking sobre as demandas, lógica de produção e tecnologias convergentes a favor de processo, KPIs (definição de métricas qualitativas), o poder do usuário, dimensões cognitivas das mensagens, live content e Storytelling.

A coordenação é de Bruno Maia, fundador da 14 Produções e especialista em novas mídias. Sua experiência profissional inclui passagens por organizações e/ou clientes como Ancar Ivanhoe Shoppings, Coca-Cola, Oi, Ipiranga, EMI Music, L’Oreal, MTV, Multishow, Petrobras, Nextel, Prezunic, Farm, Rio Film Commission, IBEU, Legião Urbana, Sony Music, Day1, Globosat, Canal Brasil, MPB FM, Travessias e outros.

Início: 29/09
Período: Setembro, outubro e novembro
Carga horária total: 45 horas

Seminário Cidades Criativas PUC-Rio

O Seminário Cidades Criativas tem como objetivo oferecer um panorama de cidades como protagonistas de transformações e apresentar iniciativas, instituições e agentes locais que atuam na transformação da cidade, gerando oportunidade de negócios culturais. Os palestrantes convidados apresentarão modelos e soluções ligadas à criatividade, conceitos de economia criativa e colaborativa, smart cities, city branding, gestão de museus e equipamentos culturais.

As aulas têm a coordenação executiva de Leo Feijó e a coordenação de conteúdo de Aline Romeu Xavier, arquiteta e urbanista autora e coautora de projetos urbanos, incluindo projetos premiados, no Rio de Janeiro, Niterói, Rio das Ostras e São Luís do Maranhão; e Paula de Oliveira Camargo, formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/UFRJ (2000), e mestre em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV.

Início: 3/11
Período: dias 3, 4, 5, 6 e 7 de novembro de 2015
Carga horária total: 20 horas

Música & Negócios: Empreendedorismo e Inovação

Em sua oitava edição na PUC-Rio, o curso oferece um panorama sobre o music business no Brasil. São 24 encontros com executivos de gravadoras, empresários, produtores musicais, especialistas em marketing digital, eventos, direitos autorais e novas tecnologias, além de mestres e doutores da PUC-Rio que oferecem uma reflexão sobre o setor cultural e uma oficina ao longo do curso sobre modelos de negócios, com Daniel Orlean, e trajetória profissional e planejamento de vida com a professora Sandra Korman.

Música & Negócios tem a coordenação de Leo Feijó, empreendedor cultural, pesquisador e jornalista. Fundou espaços culturais como Teatro Odisseia, Cinematheque e Casa da Matriz. É diretor do Prêmio Noite Rio e do SindRio – Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes. Além disso, é autor de “Rio Cultura da Noite”, publicado pela Casa da Palavra em 2014.

Início: 15/09
Período: Setembro, outubro e novembro
Carga horária total: 72 horas