* Por Finanças Femininas

Ser empreendedor e cuidar de um negócio é um desafio para qualquer pessoa. É necessário montar plano de negócios, investimentos e principalmente, ter muita paciência para esperar que os lucros comecem a aparecer. Todas as etapas requerem preparo e atenção, e ao longo do caminho geralmente surgem problemas imprevistos que podem te enlouquecer!

Já diziam há muito tempo que depois da tempestade vem a bonança. Porém, ao se tratar de empreendedorismo, é preciso muito trabalho pesado para fazer essa bonança chegar. Se você é um empreendedor e o seu negócio está passando por maus momentos, é necessário parar para entender o que está acontecendo e reverter essa situação.

Hora de pedir ajuda?

O primeiro passo é identificar exatamente os fatores que estão trazendo prejuízo para o seu negócio. Você tem tido dificuldade nas negociações? Os fornecedores com os quais você trabalha são realmente aqueles que trazem a melhor relação de custo/benefício? Você tem conseguido administrar bem a sua equipe de funcionários? Esses são alguns dos questionamentos que você precisa fazer a si mesma para entender exatamente qual é a sua necessidade neste momento.

Se você não está conseguindo encontrar a solução para o seu problema por si só, não se apavore: isso é super normal. As vezes a gente erra e permanece no erro pela falta de humildade para reconhecer que está precisando de ajuda. Saiba o momento de pedir ajuda. Se você não tem muita experiência em gestão (ou mesmo se tiver, mas estiver interessada em uma segunda opinião), uma visão de fora, vinda de alguém com boa vivência no universo do empreendedorismo, pode te ajudar a sair do sufoco.

Análise do mercado

Seu empreendimento pode estar passando por um mau momento por falta de sintonia com a realidade do mercado. Você pode estar com seu foco desatualizado com as necessidades do mercado, por isso é importante que você consiga ter uma outra visão.

Procure entender melhor o que acontece ao lado de fora. Seu público-alvo permanece o mesmo ou mudou? O produto ou serviço que você oferece consegue atender o que as pessoas estão buscando? Se a resposta for não, o que é possível fazer para aprimorar aquilo que você oferece?

Avaliação do seu empreendimento

Depois de olhar o que está acontecendo ao lado de fora, é momento de fazer um verdadeiro raio-x do seu negócio. Como está a organização da sua empresa? Como o caixa vem sendo controlado? Como está seu orçamento? Sua equipe é engajada? As pessoas caminham em direção ao mesmo objetivo?  O atendimento é eficiente e bem prestado?

Saiba identificar o que está dando certo e o que precisa ser ajustado em seu empreendimento. Esse tipo de avaliação deve ser feito constantemente, para que você saiba perceber seus próprios erros e os erros da sua equipe.

Sabemos que fazer tudo isso ficar em ordem é exaustivo, mas como dissemos, é a forma de fazer a sua bonança acontecer. É estimulante perceber que estivemos em um período de dificuldade e que soubemos nos reerguer. Quando você superar os obstáculos, vai ter um gás a mais para comandar o seu empreendimento!


ff
Este artigo é assinado pela Equipe Finanças Femininas, o primeiro site do Brasil para falar de dinheiro só para mulheres.