Olá Pessoal! Sou o Luiz Candreva, CEO da ezPark. A convite do Startupi voltei ao Espaço do Empreendedor para propor uma nova série com artigos e vídeos, que vamos chamar de Fala Candreva!

Para quem não me conhece, em 2011 fundei meu primeiro negócio, a CoLab, uma agência de mkt digital focada em startups. Obviamente não nasceu como é hoje nem com os mesmos serviços, mas o propósito continua o mesmo. De lá pra cá muita coisa mudou, entrei em outros negócios, investi em algumas startups, acertei muito, mas errei bastante também, sobretudo no começo. Errei porque ser empreendedor não é fácil, o dia-a-dia exige, e, via de regra, o empreendedor não esta preparado.

Aprender a dirimir esses riscos é a chave para obter o sucesso.

Uma ótima maneira de fazê-lo é por meio de muito estudo e troca de experiências com mentores e outros profissionais no mercado, ou seja, empreendedores mais experientes e dispostos a ajudar aqueles ingressantes nessa jornada, extremamente recompensadora, mas igualmente difícil.

Muitos desses “Wanna Be” Empreendedores, tem seu primeiro contato com o mundo das startups e de empreendedorismo digital por meio de palestras, seminários e/ou eventos. Dentre os que mais se destacam estão o Startup Weekend, o Startup Challenge, Desafio de Startups, a DEMO Brasil, entre outros.

Os SWs são eventos incríveis, capazes de mudar a vida das pessoas. Falo isso com os olhos de quem já viu a história se repetir algumas vezes. Tenho o enorme privilégio de fazer parte da enorme família composta por organizadores, mentores, jurados e facilitadores que compõe a base global do Startup Weekend. Já rodei por todas as regiões do Brasil, conhecendo pessoas dos mais diferentes backgrounds e sonhos.

Nessas andanças todas, comecei a notar nos participantes um padrão de comportamento, problemas e anseios que se repetem, se não em todos, na grande maioria dos Weekends. Fui constantemente consultado para que pudesse assistir a alguns grupos na difícil tarefa de dar os próximos passos num mundo, para muitos, completamente novo.

A demanda sempre crescente me fez sentir frustrado e injusto em não poder ajudar, mesmo com ajuda de outros mentores e empreendedores, todas as pessoas que me procuravam. Por isso, vou aproveitar este espaço para compartilhar algumas experiências com vocês.


Essa série se inicia hoje e pretende, de modo mais capilarizado e escalável, ajudar quem deseja dar os próximos passos após um Startup Weekend ou um evento similar.

Ao longo dos próximos episódios abordarei as questões sobre:

  • Formação da equipe;
  • Definição/ identificação de um propósito para a sua startup;
  • Aspectos jurídicos;
  • Marketing digital;
  • Aquisição de usuários/parceiros;
  • Como conseguir um mentor para a sua startup;
  • Como cortar alguns caminhos com vistas a dirimir os já gigantescos riscos de empreender digitalmente no Brasil, entre outros temas.

Como sempre, não há receita de bolo ou uma verdade absoluta. Me baseio nas experiências de empreendedores do mundo todo, nas minhas próprias, no que vejo na prática, nas sessões de mentoria que realizo, dando certo e levando as novas Startups pra frente.

Quero o feedback de vocês todos, quero as dúvidas, quero poder construir esse conteúdo com todos que desejarem e puderem.

De verdade, venha fazer parte. Você participou de um weekend? Nos conte sua experiência! Quais os seus anseios e suas dúvidas? Sua empresa nasceu num evento desses? A empresa “morreu” após o evento?

QUERO SABER DE TUDO! Venha fazer parte e vamos construir!
Aqui é FALA CANDREVA!, mas todos têm VOZ!


luiz

Luiz Candreva é Advogado por formação e empreendedor por natureza. Foi executivo de consultorias e multinacionais, empreende desde o final de 2011, quando fundou a CoLab, agência de marketing digital, focada em startups. Hoje é Founder & CEO do ezPark. É professor de Lean Startup, marketing digital e empreendedorismo no Brasil e nos EUA. E é/foi mentor de mais de 10 startups.