A Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) têm abertas até hoje, 17 de julho, inscrições para empresas se apresentarem a investidores durante o Venture Forum 2015. Diferente dos fóruns realizados até hoje, esta edição contemplará empresas inovadoras que já passaram por processos de aceleração. Para a seleção serão avaliados aspectos como inovação, produtos e processos de produção, situação de mercado, retorno financeiro, perfil da equipe e alternativas de saída.

As empresas pré-selecionadas serão convocadas para uma banca de avaliação presencial, a ser realizada nos dias 5 e 6 de agosto, em São Paulo. Passada esta etapa serão selecionados 10 empreendedores para apresentação final, no dia 26 de agosto, também na capital paulista.

Neste dia, o Venture Forum se une a outro grande evento de empreendedores, o Demo Day da Turma 02 do Start-Up Brasil, Programa Nacional de Aceleração de Startup, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com gestão operacional da Softex, em parceria com aceleradoras. A proposta do evento em conjunto é apresentar para um público de investidores-anjo, corporate ventures e gestores de fundos de private equity e venture capital, 20 empresas com alto potencial de crescimento: 10 selecionadas pelo programa Venture Forum e outras 10 da turma 2 do Start-Up Brasil.

De acordo com Ângela Ximenes, superintendente executiva da ABVCAP, faz parte da missão da associação interagir com o ecossistema empreendedor. “As aceleradoras tem um papel importante na preparação de empresários. Com um fórum dedicado a empresas aceleradas, a ideia é possibilitar que essas companhias passem para um novo patamar”, explica Ângela.

“Essa edição do Venture Forum vem num momento muito oportuno, pois permitirá a exposição do potencial de crescimento das empresas apoiadas pelas aceleradoras. É uma iniciativa que nos coloca no mesmo patamar dos mercados mais evoluídos nesse segmento”, avalia o responsável pelo tema na ABDI, Cássio Rabello.

Cronograma

17 de julho: Prazo final para cadastro de projetos

22 de julho: Comunicado as empresas pré-selecionadas para banca de avaliação

5 e 6 de agosto: Banca de seleção em São Paulo (Fase em que as empresas pré-selecionadas farão uma apresentação presencial a especialistas da indústria)

7 de agosto: Capacitação Empresarial (As empresas pré-selecionadas passarão por um treinamento sobre o setor de capital empreendedor.

8 de agosto a 24 de agosto: Coaching com as empresas selecionadas para etapa final

25 de agosto: Pré Fórum em SP (último treinamento presencial antes da apresentação final)

26 de agosto: Apresentação final das empresas selecionadas a um público de gestores e investidores