* Por Fernanda Nascimento

Se seu negócio é “business to business”, ou seja, tem como cliente uma outra empresa, precisa urgentemente considerar o LinkedIn entre suas ferramentas de marketing.

É muito comum escutar das empreendedoras que encontro pelo caminho que o LinkedIn não está sendo considerado em seus planos de divulgação por acreditarem no seu direcionamento para a área de Recursos Humanos. Mas o LinkedIn é uma das ferramentas que melhor promovem o que chamamos de Social Selling, estratégia de vendas através do relacionamento online com os clientes.

Para você ter um bom desempenho nessa rede, mostramos aqui 3 passos essenciais para promover seu negócio e gerar vendas.

Tenha um perfil seu e de sua empresa

O Linkedin é feito de pessoas, portanto, é importante que os principais executivos da empresa tenham seus perfis atuais e preenchidos com o máximo de informações profissionais possível. A foto recente não pode faltar, sendo responsável por 7 vezes mais visualizações no perfil. A página da empresa também deve estar completa e receber atualizações com frequência. Lembre-se que seu foco deve ser a especialidade da sua empresa e você se posicionar como um dos influenciadores de seu mercado.

Gere conteúdo

Uma das melhores conexões de valor com o consumidor é a geração de conteúdo.  No caso do LinkedIn, ele deve ser essencialmente profissional. Esse conteúdo deverá ser postado no blog da sua empresa ou diretamente no Pulse, do LinkedIn, que é um blog compartilhado com excelente visibilidade dentro da rede social.  Compartilhe esse conteúdo, então, na página da empresa e depois no perfil pessoal dos executivos: é preciso expandir o alcance. Incentive seus colaboradores a fazerem o mesmo, agindo como embaixadores da sua marca.

Conecte-se com pessoas com quem possa fazer negócios

O LinkedIn permite que você encontre pessoas estratégicas através ferramentas de vendas e seus filtros. Você pode selecionar profissionais pela categoria da empresa, número de funcionários, cargos ocupados, localidade, entre outras opções, fazer contato com eles através de mensagens pessoais, os “Inmails”, e convidá-los para conhecer as soluções que você oferece. Pode se conectar também às pessoas que curtem e comentam seus posts, convidá-los numa mensagem personalizada a seguir sua empresa ou até mesmo tomar um café e falar sobre oportunidades. Você aumenta sua network e suas chances de incremento das vendas.

Há muito mais que você pode fazer, mas certamente seguindo as etapas acima já terá um desempenho eficiente. O fundamental é começar, porque poucas são as empresas que exploram adequadamente o LinkedIn, possibilitando que, com um trabalho bem realizado, você tenha destaque no seu segmento.


fernanda

Fernanda Nascimento tem mais de 21 anos de experiência em marketing estratégico. É especialista em marketing digital e branding. Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Rede Mulher Empreendedora, sócia da Stratlab, consultoria para PMEs na área de Desenvolvimento de Negócios e Planejamento Estratégico.