Para entender como profissionais brasileiros têm utilizado marketing de conteúdo, a startup Rock Content realizou um levantamento que constatou o quanto as empresas disponibilizam do orçamento total ao marketing de conteúdo.
O estudo foi realizado com mais de dois mil profissionais de diversos segmentos, como Marketing, TI, Consultoria, Educação e E-commerce de todo o Brasil e aponta que 69% dos entrevistados utilizam o marketing de conteúdo para gerar reconhecimento de marca e fidelizar clientes. Comparadas as porcentagens brasileiras e norte-americanas, nota-se uma grande diferença de comportamento com as empresas dos EUA, em que 93% utilizam-se da modalidade.
O cofundador da startup, Vitor Peçanha, comenta a necessidade de um estudo sobre o tema. “Sentimos uma carência de dados sobre as mudanças que ocorrem no mercado de marketing brasileiro. Sabemos que não há mais espaço para uma publicidade invasiva e interruptora, cedendo espaço para práticas como Content Marketing, Inbound e Marketing de Conteúdo. Mergulharmos nesse universo e a partir de agora temos em mãos informações que dão uma perspectiva sobre o movimento do mercado no país”, diz.
Apesar da adoção abrangente, os investimentos em marketing de conteúdo ainda são tímidos. Hoje apenas 31% das empresas destinam mais de 25% do orçamento para essa estratégia. Porém, dos profissionais entrevistados, até 70% prevê um aumento no orçamento de conteúdo para 2016 e apenas 4% uma redução.
O mesmo levantamento também identificou que 77% das organizações possuem uma estratégia definida de marketing de conteúdo, porém apenas 40% documentam esta estratégia. “Documentar a estratégia de marketing de conteúdo é de extrema importância. Aquelas empresas que têm o hábito de registrar toda ação são 30% mais bem-sucedidas que as que não têm esse hábito”, explica Clara Borges, responsável pelo levantamento.
A pesquisa também revela que 57% possuem pelo menos duas pessoas dedicadas à criação de conteúdo. “Com os resultados, notamos que a maioria das empresas utilizam apenas sua equipe interna para criar conteúdo, porém aquelas que optaram por utilizar a produção terceirizada em conjunto com esses profissionais são 10% mais bem-sucedidas”, comenta Clara.
Para impulsionar a distribuição de conteúdo, muitas delas apostam em ferramentas como Redes sociais (91%), Blogs Corporativos (61%) e Newsletters (52%). Dentre as redes sociais, as mais comuns são Facebook, Twitter e LinkedIn.
A pesquisa conclui também que as métricas mais utilizadas para medir o sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo são tráfego no site, vendas e taxa de conversão. ”Para finalizar, observamos que apenas 33% das empresas medem o ROI (Retorno sobre Investimento), e as que costumam realizar esse processo são 58% mais bem-sucedidas que as que não têm o mesmo hábito”, finaliza Clara.
A pesquisa completa pode ser baixada gratuitamente pelo site.
One comment
O Marketing de Conteúdo encerra em si um potencial imenso. Estou sempre a dizer isso aos meus clientes! O facto de podermos converter, a partir de conteúdo original, tráfego orgânico para um site não deve ser deixado de lado porque permite poupar certos investimentos desnecessários que fazemos em Google AdWords. Para perceber todas as tendências desta área, tenho acompanhado blogs de especialistas que me permitem estar sempre em cima das últimas novidades. Escrevi um post sobre isso que gostaria de compartilhar com você: http://www.estrategiadigital.pt/marketing-de-conteudo-14-blogs-que-deve-prestar-atencao/
Abraço
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