A startup Sabesim transformou o método Kanban do sistema Toyota de produção em uma ferramenta on-line de administração semelhante a uma rede social, capaz de aumentar a produtividade de qualquer empresa.

Kanban significa “registro” ou “placa visível” em japonês. Este método foi desenvolvido por executivos da Toyota na metade do século passado e consiste na utilização de cartões de sinalização para o controle dos fluxos de produtividade. Em linhas gerais, cada etapa da produção é sinalizada com o intuito de medir e estimular o andamento das demandas, assim como, agilizar os processos.

O Kanban On-line da startup é a forma digital desta proposta de administração. Na prática, cartões virtuais são transmitidos em uma rede de dados sendo visualizados por todos os membros de uma equipe de trabalho, estabelecendo prazos e cobrando o cumprimento de tarefas. O software pode ser usado por qualquer tipo de empresa e em diferentes setores.

Por ser customizável, ele pode ser adaptado para o uso em diferentes organizações mantendo a qualidade dos resultados.  Por meio do software, o gestor possui maior controle sobre a execução dos projetos tendo a chance de estimular o aumento da produtividade dos funcionários por meio de suas decisões.

Por meio desta ferramenta, o gestor tem em mãos todos os dados de produção e pode controlar de perto todo ciclo das atividades. A partir deste monitoramento, ele pode inserir e delegar novas tarefas a fim de otimizar o processo de produção.

Como funciona:

Ao iniciar um projeto, o gestor pode definir as etapas necessárias para a conclusão de cada tarefa e separá-las em quadros com as indicações de “em espera”, “para fazer”, “em andamento” e “concluído”.

Por meio do Kanban On-line também é possível definir prazos para a conclusão de cada etapa. Isso tudo de forma interativa para que a relação entre gestor e colaborador seja eficiente e dê bons resultados.

Durante a execução das atividades, o gestor monitora o andamento do trabalho realizado. Isto é possível porque o software também possui um moderno sistema de notificação de atividades e controle de tempo, que informa ao gestor sobre tudo o que ocorre na evolução das tarefas.  Caso o prazo estabelecido não seja cumprido, o sistema irá notificar todos os funcionários envolvidos na tarefa de forma automática e impessoal.

Vale ressaltar, ainda, que todas as mudanças de status nas tarefas do software são registradas e exibidas, permitindo que colaboradores mantenham um diálogo entre si e com o gestor sobre o andamento das tarefas. Todos os funcionários possuem uma visão macro do projeto e do que é necessário para alcançar os resultados.

Fonte:Dino