*Por Exame.com
A área de finanças, apesar de extremante importante, não recebe a devida atenção da maioria dos empreendedores. Muitos preferem lidar com o comercial, atendimento ao cliente e marketing.
A realidade é que a maioria das pessoas não tem afinidade com números e preferem cuidar de outras áreas da empresa, tratando o financeiro como algo burocrático e que fica em segundo plano.
Contudo, é de extrema importância que o empreendedor tenha os seus números registrados para ajudar nas tomadas de decisão. Sendo assim, talvez a mais importante seja a mais óbvia: saiba o lucro da sua empresa.
Pode parecer óbvio e simples, mas muitos empresários não sabem qual é o real lucro do seu negócio e só procuram ajuda especializada quando a situação já está bastante crítica.
Na Viva Eventos, implantamos com a ajuda de uma consultoria especializada uma rotina de apuração e análise dos resultados financeiros da empresa. Assim que o resultado é fechado, os sócios se reúnem e discutem qual foi a contribuição de cada área na obtenção do lucro daquele mês e o que pode ser feito para melhorar os resultados nos meses seguintes.
Minha dica é: crie uma data limite para que todo mês seja apurado o lucro da empresa. Seja através de planilhas ou softwares, mas não deixe de fazer a apuração. Em seguida, tão importante quanto o fechamento, é entender o resultado.
Compare o resultado atual com os meses anteriores, veja qual grupo de contas influenciou de forma positiva ou negativa no resultado, para que com base em dados reais decida o que deve ser mantido ou corrigido. Para negócios com grande sazonalidade, o ideal é correlacionar com o mesmo mês do ano anterior.
Texto por Vitor Pedrosa, sócio-fundador e diretor de franquias da Viva Eventos.
Editado por Camila Lam do Exame.com.
One comment
Boa tarde.
Excelente artigo! Pesquisas divulgadas pelo SEBRAE mostram que a causa do encerramento das atividades de muitas empresas é o seu despreparo financeiro, ou seja, o seu produto/serviço é bom, gera receita boa, porém a companhia não gera lucro pro seu sócio.
Além de não dar a devida atenção à parte financeira, o empresário comete erros como deixar de registrar todas as operações realizadas, misturar o caixa de pessoa física com pessoa jurídica entre outros!
Existe Programa Financeiro Empresarial, como por exemplo o inFinance, que irá ajudar e facilitar e muito o setor financeiro. Utilizando um software financeiro com disciplina, o mesmo proporciona relatórios financeiros (DFC, DRE e Balanço Patrimonial) importantíssimos para análise do resultado da sua empresa. Assim, seguindo o exemplo do que é feito na Viva Eventos, os sócios tem todos os dados para analisarem de maneira ampla e clara os resultados de cada setor.
E pode ser feito mais! Caso tenha uma empresa que vende produtos, você pode ver a margem de lucro de cada produto, quanto ele arrecada comparado a outro produto, em qual é mais viável investir em propaganda, pesquisa de mercado e desenvolvimento.
São muitas as vantagens que o empreendedor terá com a parte financeira da empresa em dia, sabendo a sua situação real e atual! Faça um teste!
Our apologies, you must be logged in to post a comment.