Como compradores de serviços encontram as melhores empresas para atender necessidades específicas? Como os líderes de empresas desenvolvedoras podem se destacar em meio a tanta concorrência? Foi pensando nisso que surgiu em 2012 a Clutch, plataforma com objetivo de fazer a ponte entre Startups e clientes, identificando no mercado os principais fornecedores de tecnologia, software, marketing e serviços digitais.

Com sede em Washington DC, a Clutch é líder em fornecer pesquisas de empresas desenvolvedoras, através de avaliações e reviews feito por clientes. Para fazer parte do banco de dados da plataforma a empresa deve passar por uma curadoria prévia, em que a Clutch avaliará o histórico e as referências de parceiros ou clientes. A partir daí, novos clientes podem encontrar a empresa através da plataforma, por meio de buscas por perfil, localidade, porte, entre outras características.

Com isso, Startups, pequenas e grandes empresas podem encontrar parceiros que atendam realmente suas necessidades, seja apenas para um projeto ou uma relação de longo prazo. De forma bastante visual é possível fazer comparações e principalmente, avaliar as recomendações dos outros clientes. O serviço pode ser utilizado sem taxa de acesso, em tempo real e com ferramentas de filtragem.

Com forte presença no mercado americano e europeu, a Clutch divulgou recentemente seu interesse no mercado brasileiro e latinoamericano, além de expandir suas parcerias para outros segmentos de tecnologia como marketing e consultoria de negócios. A plataforma conta hoje com uma base com mais de 500 empresas, abrangendo mais de 50 mercados.

Victor Oliveira, CEO da CheeseCake Labs, empresa que oferece consultoria em desenvolvimento de software e que já escreveu uma série de artigos para o Startupi, contou um pouco da experiência da sua empresa dentro da plataforma Clutch.

Startupi: Como você conheceu a Clutch?

Victor: Nós conhecemos a Clutch enquanto fazíamos um estudo das palavras-chave que melhor representam nosso nicho de mercado. Utilizamos o pacote de ferramentas da Google – Adwords, Trends, Webmasters e pesquisa – para descobrir que “Mobile App Development Company” é o termo mais utilizado pelo mercado norte-americano para buscar por serviços similares aos da Cheesecake Labs. O primeiro resultado da Google para essa busca foi – e ainda é – a página de desenvolvedores mobile da Clutch.

Startupi: Há quanto tempo a Cheesecake Labs está na Clutch? Como foi o processo para entrar na plataforma?

Victor: Nós estamos presentes na plataforma desde o final de março de 2015. Para nos cadastrarmos, tivemos que passar o contato de uma de nossas empresas parceiras a fim de que a Clutch pudesse realizar uma entrevista com ela e analisar qual a nossa relação e – principalmente – o quão satisfeita estava com os nossos serviços.

Startupi: Quais benefícios a Cheesecake Labs obteve após fazer parte da Clutch?

Victor: A Cheesecake Labs conseguiu fechar projetos internacionais (com os EUA e a Europa) através de leads vindas da Clutch. Além de novos projetos, as reviews positivas que recebemos ajudam no fortalecimento da nossa marca, assim como no aprimoramento de SEO.

Victor percebeu que nem o Brasil, nem qualquer outro país da América Latina possui uma seção própria no site e por isso resolveu entrar em contato com a empresa para melhor entender o porquê dessa falta. “Concluímos  junto com o Michael Beares, fundador da Clutch, que essa falta se dá devido à baixa visibilidade global das instituições de software brasileiras”.

Victor procurou o Startupi para comentar sobre essa oportunidade e nós ficamos muito felizes em divulgar e ajudar Startups se conectarem e ganharem visibilidade global. Lembrando que as empresas que mais podem se beneficiar com essa inscrição são aquelas que almejam prestar serviços e se tornar parceiras de organizações dos EUA e da Europa.

Para se cadastrar na Clutch basta criar um perfil da sua empresa dentro da plataforma clicando aqui. Depois de cadastrada sua empresa passará pela análise interna com a equipe da Clutch e será realizada uma entrevista com empresas parceiras ou clientes da sua empresa para analisar como é sua relação e principalmente o quão satisfeitos eles estão com os seus serviços.

Dentro da Clutch as empresas ganham muita visibilidade levanto em consideração que por mês a plataforma conta com 35,000+ visitantes únicos e 80,000+ page views por mês. Victor aconselha os empreendedores brasileiros a fazerem parte da Clutch porque a demanda de software global está muito aquecida, aumentando o preço por hora da prestação de serviço. “Tomando como exemplo a Índia e China, que já demonstraram que exportar software é um ótimo negócio, chegou a hora do Brasil participar dessa vanguarda de desenvolvimento, trazendo riquezas para o país e contribuindo para a criação de novos produtos, tecnologias e inovações” finaliza Victor.

Ryan Stevens, Business Analytics da Clutch, conta que percebeu uma riqueza de talentos de desenvolvimento de TI na América Latina e espera que a Clutch possa fornecer recursos para conectar nossas Startups à empresas compradoras que procuram prestadores de serviços de TI com base na América Latina.

Para conhecer mais sobre o serviço da Clutch acesse https://clutch.co/.