Aconteceu, neste último dia 25/06, a Assembleia Geral de fundação da Associação Gaúcha de Startups (AGS). A iniciativa, pioneira no estado, reuniu jovens empreendedores de diferentes segmentos do ecossistema de inovação gaúcho. A proposta do grupo é representar e promover as startups gaúchas e ainda fomentar o empreendedorismo local. A iniciativa conta com o apoio do POAdigital, ligado à Prefeitura de Porto Alegre. A AGS é a maior rede de startups do estado, conectando as empresas com aceleradoras, universidades, investidores e workspaces.

A reunião aconteceu no Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (TECNOPUC) e, além da aprovação do estatuto, também foi eleita a primeira diretoria da instituição. O presidente, Thomas Capiotti, e o vice-presidente, Eros Carrasco, vão liderar os trabalhos da entidade pelos próximos anos.

Segundo Capiotti, uma das missões da AGS é impulsionar nacionalmente e internacionalmente as jovens empresas gaúchas e apoiar as iniciativas, fornecendo, por exemplo, informações de mercado e ativando os agentes relevantes para aumentar sua competitividade. “Temos um ecossistema em franca expansão aqui no estado. Queremos que a AGS seja uma ferramenta capaz de apoiar as iniciativas e ajudar na criação das condições necessárias para o desenvolvimento de cada negócio”, afirmou.

Na ocasião também foi definida a primeira diretoria da associação. O vice-presidente, Eros Carrasco, explica como foram escolhidos os integrantes da diretoria. “Primeiro é importante destacar que todos são voluntários. Procuramos identificar pessoas conectadas ao nosso ecossistema e dispostas a se doar. Sem dúvida, reunimos um time multidisciplinar e muito talentoso”, concluiu.

Para saber mais sobre a iniciativa, acesse o site