*Por Camila Lam – Exame.com

Como fazer um plano de negócios para o futuro, se ainda não comecei a empresa?

Respondido por Eduardo Vilas Boas, especialista em plano de negócio

Elaborar um plano de negócios é um exercício de previsão do futuro. Essa é uma tarefa bastante complexa de ser realizada visto que o futuro é imprevisível. De qualquer forma, o planejamento é necessário para fazer com que a empresa tenha uma direção a seguir.

O primeiro passo para realizar as projeções futuras é descobrir como estará o mercado, ou seja, como o setor que a empresa pretende atuar irá se comportar no futuro, quais são as suas projeções e o que pode influenciar no crescimento ou na diminuição desse mercado.

Também é preciso olhar os concorrentes e como eles podem reagir às futuras demandas. É importante destacar que a previsão do mercado é realizada sem levar em conta o impacto que sua empresa poderá ter no mercado quando vir a existir.

Após entender a situação prevista para o mercado, o empreendedor deve fazer as projeções para sua empresa e definir suas estratégias. Como a empresa irá agir para atingir os objetivos que o empreendedor irá elaborar. Para esse exercício, o pequeno empresário deve identificar a oportunidade que pretende explorar e o que é necessário em todas as áreas da empresa a ser criada.

Neste momento, o empreendedor pode simular diferente estratégias que poderá tomar e identificar a que lhe parece a melhor possível para explorar a oportunidade. Aliás, essa é uma das importantes funções do plano de negócios, permitir que o empresário analise a melhor estratégia a ser seguida, de modo que não tome as estratégias erradas por desconhecimento do que pode vir a ocorrer.

É importante ressaltar que o próprio plano serve como um direcionamento para a empresa, mas não precisa ser seguido à risca. Para negócios muito inovadores, o plano precisa ir sendo adaptado a partir de ações que emergem e de novas oportunidades que surgem e podem ser exploradas.

O plano de negócios é uma ferramenta importante para o empreendedor e que deve ser utilizada sempre. Embora prever o futuro com 100% de precisão seja impossível, o exercício de imaginar a empresa neste cenário e de definir uma estratégia geral para ser seguida irá ajudar e muito o empreendedor em sua nova empreitada.

Eduardo Vilas Boas é empreendedor, doutor em administração de empresas pela FEA/USP, sócio da Empreende e criador do site Empreende.vc.