O que os empreendedores brasileiros esperam dos investidores e quais atributos são mais valorizados? Essas são algumas das perguntas que uma pesquisa encomendada pela Redpoint e.ventures procurará responder. O levantamento feito em parceria com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e com o Startup Brasil, incluirá empresas de todo o país.

Trata-se da primeira pesquisa do gênero realizada no país com o objetivo de traçar um raio-x sobre o que os empreendedores pensam quando buscam financiar suas empresas de rápido crescimento. “Apesar de pesquisas desse tipo serem muito comuns nos EUA, nada assim havia sido feito no Brasil até agora. Está em nosso DNA o fomento do ecossistema empreendedor brasileiro, e esse trabalho vai ajudar a entender um setor que, apesar de estar em rápido crescimento e amadurecimento no país, ainda está apenas no início, que é o mercado digital e de startups”, afirma Anderson Thees, sócio da Redpoint e.ventures.

As perguntas foram elaboradas a partir do resultado de uma primeira fase da pesquisa, realizada no final do ano passado,  e que consistiu em 19 entrevistas – 10 com empresas do portfólio do fundo e outras 9 com outras startups. “Essa primeira parte nos forneceu informações muito valiosas sobre como o empreendedor pensa e quais características ele valoriza nos investidores que procura ou cujas propostas analisa”, explica Thees. “Agora, esta nova fase, que inclui mais empresas, dará uma dimensão numérica mais ampla para as características que aquelas primeiras startups já haviam apontado como as mais importantes.”

Empreendedores de todo o país poderão participar. Basta acessar este link
Os resultados serão apresentados em maio.