A Movile, líder do segmento de comércio mobile na América Latina, acaba de receber um novo investimento. Liderado pela Naspers, parceira estratégica e principal acionista da Movile desde 2008, o aporte de R$ 125 milhões será destinado, principalmente, à aceleração dos negócios da empresa no setor de O2O (Online to Offline) – configurado por transações que têm início no universo online e são finalizadas com o recebimento de produtos ou serviços no mundo físico.

Com o investimento, a companhia pretende, além de apostar em outras verticais do segmento O2O, solidificar os negócios nos quais investiu no ano passado, como iFood (delivery de comida), Apontador (busca e avaliações de negócios locais), Maplink (geolocalização) e CinePapaya (venda de tickets online). A expansão agressiva e a experiência da Movile no segmento mobile impulsionaram as operações dessas empresas – o percentual de pedidos feitos pelo iFood, por exemplo, cresceu 300% entre janeiro e agosto de 2014, tornando a empresa líder do mercado na América Latina e responsável pela fatia de 80% do segmento no Brasil.

Parte do aporte será utilizada também para ampliar a atuação do PlayKids, aplicativo com foco em crianças de até 5 anos e cujos conteúdos educacional e de entretenimento procuram contribuir para que o primeiro contato das crianças com a tecnologia seja saudável. No ano passado, o aplicativo conquistou o título de aplicativo número um em faturamento global no segmento infantil e, em dezembro de 2014, entrou no duro mercado chinês, onde nove dos dez aplicativos mais rentáveis para iOS são desenvolvidos internamente.

“Este investimento sinaliza nosso crescimento na América Latina e também em outras regiões. Após nos estabelecermos como líderes de mercado no Brasil, por meio de uma variedade de verticais do comércio móvel, entramos agressivamente em outros novos mercados e adotamos o principal mote do Vale do Silício, que é agir e se adaptar rapidamente. O resultado disso é que nossos produtos têm sido posicionados para um crescimento global”, afirma Fabricio Bloisi, CEO e fundador da Movile.

O aporte coincide com o notável crescimento do comércio mobile em todo o mundo. Segundo o grupo financeiro Goldman Sachs, as vendas por meio de aparelhos móveis devem atingir US$ 626 bilhões até 2018. Além disso, mais de 535 milhões de consumidores em todo o mundo fizeram pelo menos uma compra utilizando algum aparelho móvel. Em 2014, mais de 535 milhões de consumidores fizeram compras por meio de aparelhos celulares ou tablets. Na América Latina, a penetração brasileira na internet móvel cresceu 244%, enquanto o comércio móvel dobrou sua participação no mercado em relação a 2013.

Sobre a Movile

A Movile é a líder em plataformas de comércio mobile da América Latina. Com os investimentos recebidos em 2014, a Movile está expandindo de forma agressiva sua atuação no segmento de aplicativos e de serviços Online2Offline (O2O). Atualmente, a empresa possui cerca de 700 colaboradores e está conectada a mais de 50 operadoras de telefonia celular que possuem, em conjunto, mais de 700 milhões de assinantes. Mais de 50 milhões de pessoas utilizam os produtos e serviços da Movile todo mês. O grupo global de mídia e e-commerce Naspers é um parceiro estratégico da Movile desde 2008, por meio de seu braço de investimentos MIH Group.

Sobre o Naspers

Fundado em 1915, o grupo a multinacional de mídia e internet oferece seus serviços em mais de 130 países. As principais operações são no setor de e-commerce – classificados, varejo on-line, mercados, comparação de compras online, pagamentos e serviços on-line. O Naspers também conta com investimentos minoritários nas empresas Tencent (China) e Mail.ru (Rússia).