As trajetórias, as formas de pensar e de trabalhar e as principais características de alguns dos mais importantes inovadores das últimas cinco décadas são analisadas por Felipe Ost Scherer em seu novo livro O time dos sonhos da inovação – Lições dos maiores inovadores da atualidade, lançado pela Editora Alta Books.

O livro apresenta lições de Steve Jobs (Apple), Mark Zuckerberg (Facebook), Jeff Bezos (Amazon), Sergey Brin e Larry Page (Google) e analisa cada um, identificando pontos-chave que fazem deles grandes inovadores.

 “As histórias desses inovadores são inspiradoras para novos empreendedores, executivos ou qualquer pessoa que acredite que a inovação é algo que não acontece por acaso, mas sim fruto de uma abordagem estruturada que demanda visão e comportamentos específicos”, diz Felipe Ost Scherer.

O livro está dividido em duas partes. A primeira traz a história, os antecedentes, legado e conquistas de cada um dos inovadores. “Olhar para esse período da vida deles ajuda a explicar suas formas de gerir e tomar decisões. O meio no qual foram criados, a escola onde estudaram e as experiências anteriores são fatos importantes na formação do inovador”, conta o autor.

A segunda parte da obra apresenta alguns ensinamentos de Steve Jobs, Mark Zuckerberg, Jeff Bezos, Sergey Brin e Larry Page, que podem inspirar empreendedores, executivos e líderes. O modelo mental desse time dos sonhos da inovação traz lições que são divididas em três dimensões pelo autor: ideias e insights; liderança e execução.

A parte final do livro traz também trechos de discursos e outros textos que mostram a filosofia e o modo trabalhar dos fundadores do Google, Facebook, Apple e Amazon.

Sobre o autor
Felipe Ost Scherer é consultor, palestrante, professor e cofundador da Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação, empresa especializada em apoiar na identificação de oportunidades de inovação e estruturar as práticas para tal.