O Núcleo Softex Campinas e a Informática de Municípios Associados S/A  – empresa de tecnologia da informação que tem como principal acionista a prefeitura da cidade – está selecionando empresas interessadas em participar do ciclo 2015 da Aceleradora de Campinas, que terá como tema “Cidades Inteligentes”. A proposta visa atrair projetos que beneficiem o cotidiano das metrópoles brasileiras. A iniciativa tem o incentivo da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) para a inscrição de projetos.

O segundo ciclo da Aceleradora Municipal selecionará até dez projetos que receberão suporte do Núcleo Softex Campinas – que será responsável pela operação da aceleradora – para que o negócio se consolide no mercado em que atua.  Ao final do processo, além de se apresentarem seus projetos para potenciais investidores, as startups poderão disponibilizar seus produtos e serviços para o município de Campinas na forma de projeto piloto ou prova de conceito.

De acordo com Edvar Pera Jr., diretor executivo do Núcleo Softex Campinas, o sucesso obtido na primeira edição da aceleradora motivou a realização do segundo ciclo, que será focado apenas em tecnologias que auxiliem no dia a dia das grandes cidades. “O primeiro ano da Aceleradora fortaleceu ainda mais o ecossistema de empreendedorismo de Campinas e a ligação entre as empresas e o poder municipal. Além disso, duas startups fecharam contratos para fornecer suas soluções para a cidade. O sucesso da iniciativa mostrou o grande potencial que as startups têm para melhorar a vida de quem mora nas grandes metrópoles, por isso optamos em investir em projetos que tenham essa finalidade em 2015”, afirma.

Para participar, os interessados devem acessar o edital pelo endereço: http://goo.gl/wHzT6b, preencher o formulário e aguardar o link para realizar o download do edital. O período de inscrição se encerra no dia 16 de maio de 2015. A lista das empresas vencedoras será divulgada em 02 de junho de 2015.

Sobre o Núcleo Softex Campinas

O Núcleo Softex Campinas é o órgão que reúne a associação das empresas de software de Campinas e região. Sem fins lucrativos, atua como elemento centralizador de um ecossistema de mais de 400 empresas e entidades, além das 140 empresas associadas localizadas em Campinas e que atuam nacionalmente.

Com uma história de apoio as empresas de software, o núcleo é gestor do Programa de Excelência do Software Brasileiro, cujo foco é o desenvolvimento do mercado, competitividade e sustentabilidade da indústria de Software e TI.

O Núcleo Softex Campinas tem como fundadores a Prefeitura Municipal de Campinas, a Unicamp e a Associação das Empresas de Software de Campinas, e atua em prol do desenvolvimento do setor tecnológico na região em parceria com órgãos como Unicamp Ventures, Agência de Inovação da Unicamp (INOVA), Campinas Startups, Fórum Campinas e Conpec (Empresa Jr. de Computação da Unicamp).