Este mês aconteceu em São Paulo, no hotel Unique, o Congresso E-Commerce Brasil Marketing & Vendas, o maior evento do setor na América Latina, que reuniu cerca de 1200 congressistas. O evento contou com um auditório único, com keynote speakers e uma área de exposição e negócios para a rede de mantenedores da E-Commerce Brasil. Quem conduziu o evento foi Vivianne Vilela, Diretora Executiva da E-Commerce Brasil.

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Foto:  Divulgação Facebook E-Commerce Brasil

Na parte da manhã, o evento contou com a participação de Luiza Trajano (Magazine Luiza), Carolina Rocha (Google), Horácio Soares (Hotel Urbano) e Ricardo Sangion (Pinterest Brasil). Durante a tarde, quem se apresentou foi Rony Meisler (Reserva), German Carmona (Air France KLM), Davi Miyake (Ray-Ban Brazil) e Vitor Veneroso (Decathlon Brasil).  Quem finalizou o evento foi Bruno Campos e Camila Beauclair (Nike).

Carolina Rocha, Industry Analyst Manager do Google, abordou o tema “A influência do digital nas vendas físicas” e citou que as marcas aqui no Brasil ainda tem muita lição de casa para fazer, precisam crescer e se desenvolver. Carolina complementa dizendo que o mix entre o digital e as lojas físicas, é algo difícil de fazer, mas que nos EUA já traz ótimos resultados.

Luiza Trajano, CEO do Magazine Luiza, contagiou a todos com a sua energia e motivação em sua palestra. Ela comentou sobre a crise política que estamos vivendo e acredita que as pessoas precisam parar de reclamar e começar a fazer. “O Brasil é nosso e não dos políticos”.

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Foto: divulgação Facebook E-Commerce Brasil

Sobre a divisão entre o físico e o digital ela deixou claro que isso não existe, já que o consumidor é o mesmo. O que ocorreu foi uma transformação digital, o Magazine Luiza, por exemplo, passou de uma empresa tradicional com uma área digital para uma empresa digital com pontos físicos e calor humano.

Luiza ressaltou a importância do atendimento e inovação que é o que diferencia uma empresa da outra. Confessou que é maníaca com atendimento e que inclusive responde todos os e-mails que recebe dos seus clientes e frisa que é necessário ter respeito com o consumidor. Sobre inovação, ela menciona que é necessário pensar fora da caixa.

Quando questionada sobre a posição das mulheres hoje no mercado, ela afirma que luta por todo tipo de diversidade, seja de sexo, raça ou religião. “Chegou o momento das mulheres e elas estão preparadas para atender às necessidades das empresas”. Complementa dizendo que não é a favor da exclusão dos homens, mas sim da junção da força masculina e feminina.

Luiza finalizou sua palestra com a seguinte frase “Acredite em você, acredite no Brasil, precisamos fazer a nossa parte, o Brasil é nosso!”.

Para Davi Miyake, Gerente Geral da Ray-Ban Brazil, toda marca precisa ter uma história e um valor para as pessoas se identificarem com ela. Davi garante que não é um trabalho fácil usando a Ray Ban como exemplo: Foi criada em 1937 como um produto funcional para as forças armadas americanas e daí surgiu o sucesso do óculos “aviador”, que ainda é utilizado nos dias de hoje. Davi destaca que foram 77 anos para a construção da marca. Quando questionado sobre uma dica para os empreendedores que estão começando agora, Davi diz que o mercado é muito dinâmico e depende do seguimento que você pretende seguir. Acredita que não é necessário ter um investimento muito grande, a dica é focar no seu produto e no serviço que você vai oferecer.

Horácio Soares, Product Owner Mobile do Hotel Urbano abordou o tema “Experiência do cliente no varejo online: o que pode ajudar a vender mais e melhor”. Ricardo Sangion, Country Manager do Pinterest Brasil mostrou como o Pinterest direciona as vendas online.

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Foto: Divulgação Facebook E-Commerce Brasil

Rony Meisler, CEO da Reserva contou como o diálogo aberto com o consumidor se tornou um case de sucesso. A marca começou há sete anos com uma lojinha em Ipanema e em 2013 atingiu o faturamento de 130 milhões de reais e crescimento de 60% no ano.

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