E se você pudesse ver através dos olhos de um manifestante na Ucrânia? Ou assistir ao nascer do sol de um balão na Capadócia ? Foi pensando nisso que o Twitter lançou o Periscope, aplicativo gratuito que permite o usuário transmitir filmagens em tempo real.

Apesar de ser lançado nesta quinta-feira (26), ele tem sido desenvolvido há um ano e inclusive já teve versões beta privadas. Foi alguma dessas edições de testes que convenceu o Twitter a comprar o app.

Periscope parece ser uma resposta ao app Meerkat, lançado oficialmente em fevereiro, que também faz streaming em tempo real e que tem feito muito sucesso.

Logo após o usuário fazer login, o app verifica quais contatos também usam o serviço e mostra uma lista de vídeos publicados recentemente por eles, assim como as transmissões mais populares de pessoas que você não segue.

Perisocpe-1

Foto: Divulgação/Twitter

 

Se você está testemunhando os primeiros passos da sua filha ou um evento interessante, basta apertar o botão e imediatamente notificar que você está ao vivo. Você pode convidar todos os seus seguidores ou escolher quais deles verão o vídeo, o que é um diferencial em relação ao Meerkat. A interação é garantida: Os vídeos ao vivo podem receber comentários, que são exibidos na mesma tela assim que publicados.

O Periscope não só faz transmissões ao vivo, mas também permite sua visualização posteriormente. O “replay” fica disponível durante 24 horas.

Por enquanto o Periscope está disponível apenas para IOS, mas o Twitter promete uma versão para Android em breve.