Em 2008 eu fundei a Mother Gaia Studio, uma empresa desenvolvedora de games, e empreendi por 6 anos. Conquistei algumas coisas legais como prêmios internacionais, investimentos e lancei vários games. Hoje posso dizer que meu sucesso esteve sempre intrinsecamente ligado a minha felicidade.

Durante alguns anos sempre pensei que a relação entre o sucesso de minha Startup e minha felicidade eram uma relação do tipo causa e efeito: por eu ter sucesso, eu era feliz.

Porém, conversando com outros empreendedores e pesquisando percebi que a relação sempre havia sido na verdade peculiarmente inversa: por eu ser feliz, eu tinha sucesso. Creio ter experimentado da vantagem da felicidade narrada no livro “The Happiness Advantage” de Shawn Achor.

Em resumo, o livro diz que você produz muito mais quando seu cérebro está funcionando no modo “positivo”, ou seja, quando você está mais feliz e, por produzir mais, você possui mais chances de ter sucesso. Vejo que isso aconteceu comigo, quanto mais feliz eu me sentia, maior era minha motivação, minha criatividade e melhor era a liderança que eu exercia sobre meu time e, consequentemente, maiores eram minhas chances de sucesso.

Eu estava alcançando sucesso por ser feliz, mas a questão crítica a ser respondida era por que eu estava feliz enquanto estava empreendendo? Para essa pergunta eu encontrei a resposta com um livro a mim recomendado recentemente, o livro se chama “Delivering Hapiness” de Tony Hsieh.

O final desse livro deixa uma mensagem muito clara. Se você realmente quer experimentar a felicidade duradoura foque em seu propósito e em sua paixão. Não há absolutamente nada de errado com prazer a curto prazo, mas deixe que seja o tempero – não o prato principal. Eu descobri que focava em meu propósito maior e em minha paixão, por isso era feliz e, por ser feliz, gerava melhores resultados.

Portanto, as dicas que deixo são: encontre o seu significado e o seu propósito maior, pois nele reside o seu maior recurso para a felicidade e na felicidade reside seu maior recurso para o sucesso e empreenda dentro do seu propósito e da sua paixão que assim será melhor para o mundo e melhor para você mesmo.