Toda viagem requer planejamento, principalmente o financeiro. Nem sempre é fácil saber o valor gasto em cada lugar do mundo, além da pesquisa tomar um bom tempo, pode ter informações desencontradas e desatualizadas.

Para ajudar a resolver estes problema, foi criada a startup Quanto Custa Viajar, focado em resumir de maneira prática e simples os gastos por dia em cada cidade, ajudando no planejamento dos viajantes. A página reúne preços das principais atrações de mais de 100 cidades – número que só tende a crescer -, além de alimentação, transporte, passagens aéreas e hospedagem em três perfis: mochileiro, econômico e conforto.

Por um sistema mais democrático, o usuário informa quantos dias pretende ficar no destino e o site mostra o valor aproximado dos gastos. Uma calculadora on line ainda os auxilia na hora das pesquisas. Diferente da maioria dos sites no segmento de viagens, que trabalham em reviews e relatos, o Quanto Custa Viajar ajuda na hora do levantamento de custos, com informações colhidas através da colaboração dos leitores, equipe interna de conteúdo e também um sistema automático de atualização de preços.

A startup, com sede em Curitiba, foi criada pelos amigos Fabio Yamahira, Igor Pucci e Amanda Santiago. Entre 2013 e 2014, Fabio notou a necessidade de uma ferramenta como o Quanto Custa Viajar exatamente quando estava planejando uma viagem à Europa. “Na maioria das vezes que buscava por informações de custos de atrações, transporte, acabava caindo em sites que falavam sobre a atração, mas quando encontrava os preços, notava que estavam desatualizados há mais de 3 anos”.

Em 2015, o foco é aprimorar a experiência do usuário, oferecendo um número cada vez maior de cidades e também novas ferramentas que irão contribuir ainda mais no planejamento de viagens, além de lançar o aplicativo do projeto, que já está em desenvolvimento.