Artigo por Wesley Ruiz*

Qual é a melhor maneira para captar investimento para uma startup PME? Essa é a pergunta que todo empreendedor se faz quando está com uma startup, seja ela no seu estágio inicial ou em fase de aumentar o fluxo de caixa. Antes de qualquer coisa é necessário alertar sobre a preparação da startup para a captação de investimentos. Para ajudar a entender como fazer isso de forma rápida e eficiente, preparei 5 dicas que resumem bastante a didática para facilitar o entendimento.

1) Tenha um bom plano de negócio

A verdade é que, muitas vezes, os envolvidos na startup se preocupam muito mais com a ideia propriamente dita do que com a sua viabilidade ou demanda no mercado. Deve-se estar pronto para vender a ideia e demonstrar sua lucratividade para conseguir quem financie ou até mesmo invista no projeto. Pra isso, um bom plano de negócio é primordial, pois será desse planejamento que sairá cada ação e tomada de decisão para caminhar para os próximos passos.

2) Frequente eventos relacionados a Startups e Inovação

É necessário conhecer o mercado como um todo e ter muito relacionamento. Pra isso, freqüentar eventos relacionados a startups e inovação é necessário para conhecer empreendedores, investidores, aceleradoras e conhecer vários modelos de negócios, além de ampliar seu leque de conhecimento e networking.

3) Crie um MVP

É preciso ter caprichado no planejamento e pesquisa, já ter resolvido o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Viável Mínimo) e ter todas as informações sobre o mercado que possam se tornar necessárias para um investidor. O MVP tem como definição “o mínimo conjunto de funcionalidades que permite uma ação e aprendizado sobre os clientes ou usuários”. Sua origem remete a metodologias ágeis de desenvolvimento, prática que coloca o feedbackreal dos usuários como norte da evolução do software. Em termos de estratégia geral para o lançamento de produtos, também são vários os defensores desta abordagem.

4) Tenha um time multidisciplinar/complementar

Ter um bom time/equipe envolvida nos processos e engajados com a evolução do negócio é tão importante quanto o planejamento, pois será a equipe que dará o bom andamento dos negócios. Todo modelo de negócio de sucesso conta com uma equipe engajada por trás das ações.

5) Crie uma boa apresentação do seu negócio e tenha um discurso bem definido

Independente de ferramentas, equipe de vendas ou metas de negócios, o que faz as vendas acontecerem é ter processos de apresentação e discurso bem definidos. O empreendedor muitas vezes consegue enxergar um processo bem definido em sua cabeça. Esse processo é geralmente compartilhado com o gerente de vendas, mas o vendedor, que está na ponta do processo, não consegue visualizá-lo em seu dia-dia. Nesse caso a conta não vai fechar. Não adianta ter um bom planejamento, boa equipe se não houver uma boa apresentação e um discurso do negócio definido.

*Artigo por Wesley Ruiz, sócio fundador da Project 1

Imagem: Man drawing ROI concept on chalkboard via Shutterstock