Em recente matéria, o Business Insider listou as melhores linguagens de programação que todo iniciante deve aprender. Uma vez que estamos em tempos de escassez de água desenvolvedores, é sempre bom saber como iniciar este aprendizado. Confira:

Comece com programação “drag and drop”

Programação de “arrastar e soltar” é uma forma lúdica de você entender a lógica por trás da programação. Se códigos parecem muito complexos, uma estimulo visual ajudará no seu desenvolvimento.

“Uma vez que você aprendeu os conceitos básicos usando arrastar e soltar, você imediatamente vai querer aprender como fazer aquele código”, disse Hadi Partovi, co-fundador do Code.org.

Python é uma das línguas mais fáceis de se começar

Diferente do que muitas pessoas acreditam, Python é uma das linguagens mais fáceis para iniciantes. De acordo com Partovi, a língua contém menos enfase na sintaxe (se você esquecer um ponto e vírgula, isso não irá te frustrar tanto, assim como acontece com o PHP, por exemplo).

Javascript: Aprenda, pois será muito, mas muito útil

Javascript pode até não ser mais fácil que Python, mas é extremamente versátil, funcionando em diversas plataformas (Mac, Windows, iOS, Android, entre outras)

Entendeu Javascript? Tente Ruby e Ruby on Rails

Ruby on Rails é uma das grandes ferramentas que pode ajudá-lo na hora de desenvolver o backend de sua programação. Embora Ruby e Ruby on Rails tenham nomes parecidos, existem diferenças importantes.

Ruby é uma linguagem de script, como Python, mas Ruby on Rails é um framework de aplicativo Web construído em Ruby.Resumindo, Ruby é a linguagem, enquanto Ruby on Rails é uma ferramenta que te ajuda a usar Ruby no desenvolvimento.

EXTRA: Aprenda HTML

Apesar do HTML não ser uma linguagem de programação no sentido de que Python, Ruby e Javascript são, você ainda precisa dele para construir um site. É o HTML que “descreve” a forma como o seu site irá se apresentar no navegador.

Imagem: The Hacker via Shutterstock