O Instituto Gênesis da PUC-Rio fechou parceria com a Apex-Brasil – agência do governo brasileiro vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – para lançar o primeiro núcleo do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) no Rio de Janeiro. O programa atua nas empresas participantes, gratuitamente, promovendo melhorias em seus produtos, seus processos e sua gestão, elevando o nível de competitividade e preparando-as para entrar no mercado exterior. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail peiex-rj@puc-rio.br ou pelo telefone 3527-1419.

O objetivo do PEIEX é estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas brasileiras, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias iniciantes em Comércio Exterior. O projeto faz parte da política industrial do Governo Federal, por meio do Plano Brasil Maior, idealizado no intuito de aumentar a competitividade da indústria nacional a partir do incentivo à inovação tecnológica e à agregação de valor.

A partir de uma análise técnica, o PEIEX oferece um diagnóstico gratuito às empresas, identificando ameaças e oportunidades para, posteriormente, apresentar soluções, que podem ser aceitas ou não pelos empreendedores. Ao mesmo tempo, o projeto sinaliza aos agentes econômicos o esforço de médio e longo prazos que se deve empreender no sentido de operar mudanças no padrão de competitividade da região atendida, fundamentado no trabalho de gestão.

Para participar do projeto, o empreendimento precisa possuir somente um pré-requisito: ter potencial de exportação. “Não há restrições de setor. A ideia é que a empresa chegue à gente quando se sentir pronta para atingir público no exterior”, explica Luiz Felipe O’Reilly. Estima-se que cerca de 140 empresas sejam atendidas em um ano.