Sistemas automotivos inteligentes é uma das próximas grandes apostas do Google e da Apple, com o Android Auto e Apple Carplay respectivamente. Entretanto, sistemas automotivos já estão entre nós há algum tempo, e pensando em crescer ainda mais, a Ford irá promover um hackathon sobre conectividade automotiva na Campus Party. A proposta é estimular a criação de aplicativos compatíveis com o SYNC AppLink e dará como prêmio um Novo Ka.

Como em outros Hackathons ao redor do mundo, os participantes terão um prazo determinado para desenvolverem seus projetos. Serão 24 horas de intenso fluxo de dados e informações, com o objetivo de criar aplicativos que utilizem a plataforma SYNC AppLink como interface de acesso. A principal premissa da Ford é garantir conectividade aos motoristas sem comprometer a segurança dos ocupantes do veículo. O sistema SYNC AppLink permite o acesso aos aplicativos dos smartphones via comandos de voz, sem que o motorista precise retirar as mãos do volante e os olhos da pista.

Os participantes serão incentivados a desenvolver, individualmente ou em duplas, programas para as plataformas iOs e Android que tragam vantagens, conforto ou melhorias para os motoristas (desde que respeitadas as leis de trânsito e pré-requisitos de segurança). Esses aplicativos poderão ser testados, durante seu desenvolvimento, em uma bancada com emuladores da tecnologia AppLink, disponíveis no local do evento.

“Ser a primeira montadora a organizar um Hackathon no país demonstra o compromisso da Ford em incentivar o desenvolvimento de soluções para melhorar a vida dos condutores a bordo e atender seus anseios quanto à possibilidade de estarem conectados em seus veículos, sem deixar de lado a segurança. Este é um evento com o potencial de alterar a relação da indústria como um todo com a comunidade de desenvolvedores do país, de onde emergem as principais tendências tecnológicas que consumimos”, afirma Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford para a América do Sul.

O Hackathon Ford começa ao meio-dia (12h) do dia 5 de fevereiro e vai até o meio-dia (12h) do dia 6 de fevereiro, dentro da Arena da Campus Party 8. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o 23 de janeiro no site https://www.developer.ford.com/hackathon.

Imagem: Program code on a monitor via Shutterstock