Não é novidade que dado a grande procura por parte das startups, aceleradoras e investidores estão confiando cada vez mais em referências de pessoas que conhecem e confiam no mercado empreendedor. Deste modo, as chances de conseguir o seu primeiro investimento ou entrar em uma aceleradora está se tornando cada vez mais difícil.

Para ajudar startups com este desafio, o programa Startup NEXT tem tomado forma em inúmeras cidades ao redor do mundo. Só em 2014 o programa já ajudou mais de 20 startups a entrar nas melhoras aceleradores globais, incluindo TechStars e 500 Startups, e outras 8 startups levantaram um total de $ 6,7 milhões no seed money.

Agora, São Paulo recebe mais uma vez o programa, com o prazo de inscrição até 06/02/2015.

Como o funciona?

Startup Next é um programa de 5 semanas de pré-aceleração através de mentorias, que traz times já formados para sessões de três horas em uma noite por semana.

Os 3 componentes-chave do programa são:

  1. Trabalho diretamente com os melhores mentores locais para enfrentar os principais desafios que cada startup está enfrentando, a fim de ajudar o time a focar em crescimento.
  2. Aprendendo com os empreendedores de sucesso sobre a sua experiência em vários temas, de costumer development a investimentos, cruciais para qualquer fundador de startup.
  3. Feedback de um grupo de mentores sobre pitch e desafios do negócio.

Após as 5 semanas as startups que concluírem o programa estarão melhor preparadas para responder às perguntas difíceis que qualquer aceleradora ou investidor terá sobre o negócio.

Foto: Divulgação (http://bit.ly/1wyX288)

Foto: Divulgação (http://bit.ly/1wyX288)

Quais são as vantagens?

As equipes que provarem aos facilitadores e mentores, no decorrer do programa, que estão crescendo e focadas na execução, serão eleitas com vários benefícios pela equipe global do Startup Next. O programa acredita firmemente no valor que eles podem acrescentar aos alumni e começar a construir um conjunto de recursos, da mesma forma como um investidor agrega valor para a sua carteira de projetos.

Exemplos de valor agregado que empresas podem ter acesso:

  • Referências para Aceleradoras & Investidores – receber encaminhamentos para a rede de aceleradoras e investidores que a Startup Next fez ao redor do mundo.
  • “The Valley Experience” – Viagem de dois dias ao Vale do Silício para fazer pitch para investidores, aprender com empreendedores de sucesso, e voltar com melhor compreensão de como navegar no ‘Vale’ e novos relacionamentos para ajudá-los no crescimento de seu negócio.
  • Demo Days Regionais – Apresentar seu negócio para aceleradoras de investidores regionais.
  • Acesse uma rede global – Estar conectado em uma grande rede de mentores de classe mundial, marcas e clientes em potencial.

Para quem é o programa?

O programa é projetado para startups que estão buscando entrar em uma aceleradora ou levantar sua primeira rodada de investimento e já possuem uma equipe montada. As startups tem que estar trabalhando em uma ideia de base tecnológica, atacando um grande mercado e ter algum tipo evidência da execução e validação do cliente. Por ser um programa curto e rápido, as equipes precisão ser altamente motivadas, flexíveis para serem mentoradas e dispostas a trabalhar duro para obter o máximo de valor do programa.

Quero participar. Qual o custo?

Ao contrário das aceleradores, Startup Next não faz nenhum investimento monetário nas equipes e não fica com participação societária. Equipes pagarão R$ 480 por pessoa para cobrir os custos operacionais da execução do programa e para filtrar equipes que são verdadeiramente comprometidas em avançar para um próximo nível.

Quem está por trás disto?

Startup Next é uma iniciativa da UP Global, a organização por trás do Startup Weekend e Startup Digest, e apoiada por TechStars, Google for Entrepreneurs e Global Accelerator Network. A edição de São Paulo é organizada por voluntários com o apoio de conhecidos membros da comunidade que vão facilitar e organizar todo o programa, tendo a liderança de Ana Paula Gaspar, Preta Emmeline e Guilherme Mosaner.

Para mais informações não deixe de dar uma olhada no site do Startup Next São Paulo.