Artigo por Luis Samra*

Se fôssemos resumir o ano de 2014 em uma palavra, talvez colaboração fosse o melhor termo. O aumento de iniciativas que simplificaram a comunicação no ambiente de trabalho e passaram a priorizar um meio colaborativo por meio de plataformas móveis é um forte indicador de que empresas do mundo todo estão se adaptando a um novo modo de trabalhar.

Essa mudança, na maior parte das vezes, é protagonizada por pequenas empresas, que se adequam melhor às inovações do mercado e conseguem estabelecer ambientes favoráveis à troca de informações. Nas grandes companhias, o modelo de trabalho muitas vezes é determinado pelos headquarters e nem sempre acompanha as demandas de times com mais possibilidades de mudanças.

Para perceber essa mudança, basta observar a redução gradativa da quantidade de coisas em uma mesa de trabalho. Se antes era possível encontrar pilhas de papéis, máquinas de fax e várias pastas de arquivos, hoje, um notebook já supre todas as necessidades e nada impede que em um futuro próximo apenas os smartphones (com suas telas cada vez maiores) substituam todos os equipamentos.

O profissional do escritório moderno não se recorda mais de como enviar um fax e nem deve se lembrar da última vez que imprimiu algo. Ele também não precisa de formalidades ao marcar uma reunião, uma vez que o espírito de colaboração já está intrínseco no grupo, mesmo quando não estão no mesmo ambiente. Este profissional pode realizar seu trabalho de qualquer lugar, sem prejuízos à qualidade do trabalho e da vida.

Com as ferramentas certas, atividades como apresentar ideias, listar tarefas, armazenar e organizar arquivos e compartilhar informações, podem ser realizadas de forma prática e produtiva. Ainda temos muito a fazer, mas é positivo ver que em 2014, a mentalidade de que através da colaboração realiza-se um trabalho melhor e mais rapidamente foi consolidada, nos dando indícios de um 2015 mais cooperativo para o trabalho da sua vida.

* Artigo por Luis Samra, Gerente Geral da Evernote na América Latina

 Foto de abertura: 193516871 de Rawpixel via Shutterstock