Disclaimer: a Redpoint e.ventures é uma das investidoras do Startupi e o Grupo Abril mantém parceria de conteúdo com nosso site por meio do portal Exame.com.

A Redpoint e.ventures, firma líder de capital empreendedor (venture capital) que faz investimentos em empresas nascentes de tecnologia, completa dois anos de operação de seu primeiro fundo e reforça sua equipe com importantes nomes do ecossistema empreendedor brasileiro. Tendo atuado tanto como fundadores quanto como executivos, Ann Williams, Manoel Lemos e Rodrigo Baer passam a fazer parte do time de investimentos do fundo. A Redpoint e.ventures foi a primeira e continua sendo a única firma afiliada ao Vale do Silício com um time e um fundo locais, totalmente dedicados à América Latina. Por meio de seu primeiro fundo de US$ 130 milhões, já investiu em 18 companhias no Brasil.

Manoel Lemos chega à firma como sócio vindo do Grupo Abril, segundo maior conglomerado de mídia do Brasil. Ele é o fundador do BlogBlogs, adquirido pela Abril em 2008. Manoel foi responsável por transformar esse negócio em uma operação de internet independente que, depois, foi incorporada ao core business do grupo. Como Chief Digital Officer (CDO) da Abril, ele liderou a estratégia digital do grupo,  incluindo o programa de aceleração Abril Plug and Play. Agora, se une à equipe da Redpoint e.ventures trazendo um profundo conhecimento sobre mídia, tecnologia e desenvolvimento de produtos.

Leia mais matérias sobre a RPEV

Leia mais matérias sobre Manoel Lemos

 

Ann Williams e Rodrigo Baer também se juntam à RPEV

 

Outros dois executivos também se juntam à equipe. Americana radicada no Brasil há 14 anos, Ann Williams chega à firma como venture partner. Ann fez parte da equipe fundadora da OKTO, que depois foi adquirida pela Spring Wireless, companhia financiada por Goldman Sachs, Intel Capital e NEA. Além da expertise em mobile, Ann traz à Redpoint e.ventures sua experiência prática em todas as fases de desenvolvimento de um negócio no Brasil.

Já Rodrigo Baer, que se junta à equipe como investment principal, atuou na boutique de investimentos Centria Partners e, antes disso, foi co-fundador do Warehouse Investimentos.

“A chegada do Manoel, da Ann e do Rodrigo reforça nossa abordagem marcada por uma atuação dedicada ao mercado local, enquanto trazemos as melhores práticas do Vale do Silício para o Brasil”, afirma Anderson Thees, sócio-fundador da Redpoint e.ventures. “Eles possuem vasto conhecimento e conexões no ecossistema empreendedor brasileiro, além de um perfil que agrega valor tanto ao nosso processo de investimento quanto para a operação das empresas do nosso portfólio. Os três possuem experiência empreendedora e executiva em primeira mão, consolidando a característica mais marcante de nossa equipe que é o ‘eu já passei por isso’, que nos diferencia muito na hora de apoiar os empreendedores, nos bons momentos e também nos difíceis. Estamos todos muito animados para iniciar essa nova fase do fundo.”

Yann de Vries sai da RPEV e volta à Europa

 

Como parte desse processo, o francês Yann de Vries decidiu voltar à Europa e deixar a firma após três anos no Brasil, período no qual desempenhou um papel importante na estruturação da Redpoint e.ventures. “Sentimos a saída do Yann, mas seremos sempre gratos por suas contribuições. Desejamos a ele todo o sucesso em seus futuros empreendimentos”, conclui Anderson Thees.

Sobre a Redpoint e.ventures

Joint venture entre a Redpoint e a e.ventures, a Redpoint e.ventures é uma firma de Capital Empreendedor, sediada em São Paulo, cujo objetivo é apoiar empreendedores no mercado brasileiro, ajudando na criação de empresas de rápido crescimento. A Redpoint e.ventures traz capital, acesso ao Vale do Silício e as melhores práticas globais para startups de alto potencial. A firma foi estabelecida com uma equipe local e irá utilizar sua rede de contatos local, no Vale do Silício e global para ajudar a desenvolver o crescente ecossistema empreendedor no Brasil. Para mais informações, visite www.rpev.com.br.