Até 27 de outubro de 2014, estão abertas inscrições de startups e mini-empresas ao Top de Marketing ADVB/RS 2014 na modalidade Prêmio-Incentivo, que dá reconhecimento e visibilidade a empresas de destaque nas áreas de marketing e vendas.

O Top de Marketing ADVB/RS, promovido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil no Rio Grande do Sul, tem como objetivo reconhecer e destacar as empresas que desenvolvem boas práticas mercadológicas. E neste ano, vem com muitas novidades: passa a ser conduzido por um Conselho formado por representantes do mercado e presidido por Alfredo Tellechea.

Empresas indicadas por 1.000 profissionais de marketing serão convidadas a inscreverem seus cases, e os três finalistas de cada categoria apresentam os trabalhos, ao vivo, para o júri. Tudo para dar ainda mais visibilidade aos vencedores, que serão homenageados numa grande festa no dia 27 de novembro.

“Uma das principais atividades da ADVB é o desenvolvimento e capacitação de profissionais na disciplina de marketing. Nossa missão é desenvolver a cultura de marketing no Rio Grande do Sul. Então, queremos disseminar e reconhecer as boas práticas de marketing desde o inicio do processo de empreendedorismo, mostrando como o conhecimento e o uso das ferramentas da disciplina contribuem para o desenvolvimento e crescimento de negócios. Além disso, é nosso  objetivo integrar esses novos negócios e o conhecimento gerado por eles ao mercado, de modo que ambos os segmentos possam se beneficiar por meio de parcerias, contratações, etc” – explicou Patrícia Müller, responsável pela comunicação da ADVB/RS.

Prêmio Top Startup

Estão aptas a participar nesta categoria empresas que se caracterizem como startups, ou seja, em estágio inicial de negócio e com resultado financeiro ainda em nível de consolidação. Os cases inscritos para o Prêmio Top Startup deverão seguir o modelo de estrutura apresentado no Questionário para Apresentação do Case, e, nas Etapas Seletivas 1 e 2, previstas no Regulamento do Top de Marketing ADVB/RS 2014, serão avaliados de acordo com 04 (quatro) critérios:

  • Clareza na definição e complexidade do desafio de inserção no mercado (peso 2): O grau de clareza na definição da barreira ou problema mercadológico enfrentado para que a Startup conseguisse se inserir no mercado, bem como a complexidade do desafio enfrentado.
  • Criatividade e Inovação da Estratégia de Marketing (peso 3): O grau de criatividade e inovação empregado para aproveitar uma oportunidade ou superar um obstáculo, barreira ou problema mercadológico. Serão avaliadas qualidade, ousadia e adequação da estratégia empregada de acordo com os objetivos propostos e os resultados obtidos.
  • Ferramenta de Marketing (peso 1): Serão avaliadas a qualidade e a criatividade na seleção e aplicação das ferramentas do marketing para otimização dos investimentos, sinergia nas ações táticas e aderência com a estratégia.
  • Resultados obtidos (peso 4): Será avaliada a qualidade dos resultados mercadológicos qualitativos e quantitativos obtidos de forma prática a partir da estratégia proposta e dos objetivos descritos no case. Será avaliada a capacidade de demonstrar o sucesso da Startup em se inserir no mercado e trabalhar com um horizonte de perenidade dos negócios.

Prêmio Top Miniempresa Escola 

Estão aptas a participar nesta categoria as miniempresas, formadas por estudantes do 2o ano do Ensino Médio, participantes do Programa Miniempresa Junior Achievement- Rio Grande do Sul, vencedoras nas categorias Melhor Miniempresa, Destaque em Marketing, Destaque em Relações Institucionais, Sociais e Públicas, Maior Rentabilidade e Produto Destaque, nas premiações realizadas no segundo semestre de 2013 e primeiro semestre de 2014.

Os cases inscritos para o Prêmio Top Miniempresa Escola deverão seguir o modelo de estrutura apresentado no Questionário para Apresentação do Case, e, nas Etapas Seletivas 1 e 2, previstas no Regulamento do Top de Marketing ADVB/RS 2014, serão avaliados de acordo com 04 (quatro) critérios:

  • Clareza na definição e complexidade do desafio de envolvimento com empresas iniciantes/iniciativas (peso 2): O grau de clareza na definição da oportunidade ou problema mercadológico enfrentado e sua relevância e complexidade diante da necessidade de apoiar iniciativas empresariais iniciantes diversas.
  • Criatividade e Inovação da Estratégia de Marketing (peso 3): O grau de criatividade e inovação empregado para aproveitar uma oportunidade ou superar um obstáculo, barreira ou problema mercadológico. Serão avaliadas qualidade, ousadia e adequação da estratégia empregada de acordo com os objetivos propostos e os resultados obtidos.
  • Ferramenta de Marketing (peso 1): Serão avaliadas a qualidade e a criatividade na seleção e aplicação das ferramentas do marketing para otimização dos investimentos, sinergia nas ações táticas e aderência com a estratégia.
  • Resultados obtidos (peso 4): Será avaliada a qualidade dos resultados mercadológicos qualitativos e quantitativos obtidos de forma prática a partir da estratégia proposta e dos objetivos descritos no case. Serão avaliadas a qualidade das métricas de resultados utilizadas e a capacidade de demonstrar o ‘antes’ e o ‘depois’ em termos qualitativos e quantitativos.

Serão finalistas dos Prêmios-Incentivo ADVB/RS os três cases melhor pontuados em cada categoria (Top Miniempresa Escola e Top Startup), durante a Etapa Seletiva 1. Os cases deverão obter a nota mínima 7.0 (sete), de acordo com a média das notas de todos os jurados que avaliaram cada case.

Haverá somente um case vencedor em cada categoria dos Prêmios-Incentivo ADVB/RS: o case que obtiver a preferência da maioria dos jurados na Etapa Seletiva 2 (defesa presencial de cases finalistas).

As inscrições para os Prêmios-Incentivo ADVB/RS Top Miniempresa Escola e Top Startup, deverão ser efetuadas mediante Ficha de Inscrição, devidamente preenchida, assinada por representante da empresa, enviada para a ADVB/RS pelo e-mail [email protected] (Prêmio Top Startup) e para a Junior Achievement pelo e-mail [email protected]br (Prêmio Miniempresa Escola) até o dia 27 de outubro de 2014.

Cada empresa terá até 15 minutos para, diante de um júri, realizar a sua apresentação conforme orientações do Roteiro Orientador para Apresentação do Case que estará disponível no site www.advb.com.br. A lista das empresas finalistas que participarão da Etapa Seletiva 2 se encontrará disponível no site www.advb.com.br a partir de 03 de novembro de 2014.

O Júri do TOP DE MARKETING ADVB/RS 2014 é composto por profissionais de reconhecida competência em sua área de atuação, entre empresários, professores em escolas de negócios e universidades e, profissionais de marketing de expressão junto à comunidade empresarial do Rio Grande do Sul. No momento do convite serão explicitadas as condições de participação do jurado: sigilo absoluto sobre sua identidade até a divulgação do resultado final; inexistência de vínculo pessoal ou profissional com empresa que esteja concorrendo na categoria avaliada; cumprimento dos prazos estipulados no Regimento Interno.

As empresas vencedoras nos Prêmios-Incentivo ADVB/RS serão anunciadas no dia 17 de novembro de 2014, após a realização da Etapa Seletiva 2 (Defesa presencial de cases finalistas), e a entrega dos troféus ocorrerá em evento com data prevista para o dia 27 de novembro de 2014.