Entrevistei Frederico Lacerda, o Fred (à esquerda na foto), CEO da aceleradora de startups 21212, sobre a 21212 Academy que eles estão lançando. Talvez você já tenho visto as definições que eles escreveram no site, mas ainda tenha dúvidas, então nada melhor do que ler as respostas do Fred.

“O 21212 Academy é um projeto novo que estamos desenvolvendo de forma complementar à operação da aceleradora. Ainda está em fase inicial e passando por validações, como qualquer empreendedor faria em um novo negócio. Mas já consigo responder as suas perguntas. Algumas definições ainda não foram feitas, mas em breve teremos mais notícias para compartilhar”, adiantou.

1) A 21212 sempre se preocupou em educar seus acelerados e também os interessados. Agora, a 21212 pretende cobrar para educar os empreendedores que não forem acelerados? É uma forma de remunerar as horas de explicação?

É verdade, sempre tivemos muito foco em educação empreendedora por acreditarmos que este é o caminho para aumentar o número de startups no Brasil e a chance dessas startups de ir mais longe. Desde 2011, quando lançamos a 21212, já participamos de dezenas de eventos (como Startups Weekends) e colocamos conteúdo na internet, além de atender centenas de empreendedores para mentoria etc. Contudo, nunca conseguimos atender toda a demanda por conhecimento que chegava até nós. 

A ideia da 21212 Academy é justamente formalizar dentro da 21212 a responsabilidade de “multiplicar em progressão geométrica” a formação de empreendedores no Brasil, não apenas com conteúdo, mas também com encontros presenciais, cases reais etc. Queremos que mais pessoas possam aprender na prática com quem já fez, com quem já errou e também já se deu bem — de empreendedor para empreendedor. E isso só é possível se formalizássemos uma estrutura de academia dentro da operação da 21212

2) A Academy é uma diversificação de faturamento para a 21212? Serve para pagar as contas da equipe, ou para gerar caixa para investir?

Todos conhecem o modelo de negócio das aceleradoras – dependemos diretamente de investimentos externos ou exits para sobreviver. E a realidade no mercado brasileiro não permite que aceleradoras mantenham as suas operações apenas com esses recursos no curto-médio prazo. Portanto, a 21212 Academy é um caminho de diversificação de receita para a 21212, mas não simplesmente para ganhar dinheiro, e sim para nos permitir suportar a operação de preparação de empreendedores que antes não conseguíamos atender.

O nosso sonho é poder devolver todo o investimento feito pelos alunos em investimento em suas próprias empresas depois que se formarem na 21212 Academy.

aceleradora_21212_academy

3) A 21212 vai deixar de atuar como aceleradora? 

A 21212 vai continuar atuando como aceleradora, mas focada mais na etapa de growth (crescimento) em startups mais avançadas ou early-stage mas com grande potencial de crescimento rápido. Este é um posicionamento que já vínhamos adotando há alguns meses no nosso processo seletivo. A 21212 Academy terá também o papel de ajudar startups mais early-stage a se desenvolverem e atingirem um estágio interessante para o nosso investimento / programa de aceleração.

4) Quando as aulas vão estar disponíveis? quanto vão custar?

Vamos lançar conteúdo aos poucos, a ideia tem sido desenvolver a Academy como qualquer empreendedor desenvolveria o seu novo negócio. Então estamos aproveitando os próprios workshops que já fazemos durante o nosso programa de aceleração regular para gravar conteúdos e disponibilizar tudo online. Ainda não temos um valor fechado – este é mais um item do nosso “canvas” que está sendo validado a partir de experimentos offline. Como falei, por enquanto isso é tudo que já conseguimos divulgar! O resto vem em breve :)

Assista: hangout que Fred realizou esta semana
com o programa Start-Up Brasil (inscrições abertas)