Acabei de falar com o profissional de marketing Ivo Machado – que antes era sócio do aplicativo de shopping SmartPanda. Depois de alguns trabalhos com software, ele se juntou a outros dois brasileiros, com quem passou dois anos e meio prototipando discretamente a Movpak, no Parque Tecnológico da Bahia.

movpak

Trata-se de uma mistura de mochila com skate elétrico retrátil, serve para locomoção na última milha e foi lançado hoje no Kickstarter. “Em uma hora de campanha, já tínhamos arrecadado 8 mil dólares”, comemorou Machado. Neste momento, todas as 20 unidades do equipamento disponibilizadas com preço promocional de 999 dólares já foram adquiridas, e a startup também vendeu outros ítens, arrecadando mais de 23 mil dólares – indicando que nos próximos 37 dias atingirão a meta mínima de 100 mil dólares.

Hugo Dourado, o administrador e inventor pai da ideia, percebeu numa viagem à Europa que muitas pessoas iam de bicicleta até a estação de metrô e depois, ao saírem para a superfície em outra estação, não contavam mais com seu meio de transporte. Daí veio a ideia de um meio de locomoção prático. Além dele e de Machado, o engenheiro Felipe Junquilho também é um dos fundadores, e hoje a empresa já conta com mais um norte-americano (Adam Moon, expert em logística) e outros dois brasileiros no time.

“Criamos quatro protótipos funcionais, 90% do dinheiro foi dos sócios e outros dois amigos entraram como investidores anjos”, contou Machado. “Vamos expor o Movpak no Techcrunch Disrupt. Já fizemos testes em San Francisco e Nova Iorque e a percepção foi muito boa”, comenta. “O mais difícil até agora foi construir hardware, é bastante complicado. já trabalhei com software antes, mas com hardware é outra coisa, mais difícil encontrar mão-de-obra para montagem e parceiros”.

Caracterísicas do Movpak

  • “A usabilidade é muito mais fácil do que de um skate”, defende Ivo
  • motor elétrico, bateria de lítio, controle remoto por bluetooth
  • pesa 7 kilos, bem menos que uma bicicleta dobrável que costuma ter entre 15kg e 20kg.
  • carrega em 2h em qualquer tomada
  • tem autonomia de 9 milhas (uns 14,48 km)
  • o controle acelera e freia
  • dá para controlar e regular a velocidade, que pode chegar a 24 km/h
  • funciona bem em superfícies regulares – não é off-road nem funciona muito bem em paralelepípedo
  • “passamos 5 dias em Nova Iorque levando apenas o que cabia dentro da mochila do Movpak, então o espaço realmente é suficiente”
  • a bateria serve para você carregar seu celular

movpak_caracteristicas