Conversei com Thiago Capelo, um dos quatro criadores do aplicativo Bwid, que promete ser um prato cheio pra quem está com fome em São Paulo (inicialmente) e ser o caminho mais fácil entre a fome e o comer. A lógica é simples: você instala o app no iPhone (por enquanto, só nessa plataforma), conecta com o Facebook, autoriza a geolocalização, escolhe o tipo de comida que deseja comer e passa a receber “cards” de restaurantes e food trucks localizados nas proximidades.

O aplicativo utiliza o sistema de geolocalização, para a buscar os estabelecimentos, com fotos atrativas dos pratos e do ambiente que facilitam ainda mais a decisão, na mesma busca você encontra meios de pagamento aceitos, ticket médio e quantas pessoas já foram até o local.

O bwid foca no processo de decisão do usuário. Esqueça as intermináveis listas, pins em mapas ou informações desnecessárias: o bwid trás somente informações relevantes para os usuários. A UX foi desenvolvida com base na mecânica do Tinder os resultados são apresentados em formato de cards para que o usuário possa decidir o lugar para comer mais rapidamente. Além disso tudo, o aplicativo aprende quais são as preferências dos usuários conforme o uso, trazendo sempre resultados mais precisos.

O faminto pode clicar para ver mais informações do local e, se não gostar da proposta, arrasta o card pra esquerda. Neste ponto ele é parecido com o Tinder. Se gostou, arrasta pra direita e passa a ver a trajetória no mapa (com apoio do Waze ou do Google Maps), além de ganhar um botão de “telefonar para o local”. Testei e funciona mesmo.

O app já possui uma base de mais de mil e duzentos estabelecimentos cadastrados e mil usuários pela cidade. “Estamos em total bootstrapping no momento, já começamos a ter um pequeno faturamento, mas ainda estamos testando nossos modelos de negócios”, afirma o empreendedor.

Thiago é administrador e, depois de ter trabalhado em banco, já tinha fundado o Voador.es (que fotografa e filma paisagens utilizando drones) e o Cacho.la (“um novo jeito de compartilhar conhecimento” – ainda em beta fechado). Os outros sócios tem papéis diferentes.

Dá licença que eu atrás de um lanche ;)