A Verizon vai lançar sua própria app store para competir com a loja do Google Play na oferta de produtos Android. A nova loja estará disponível para o mundo todo e vem de uma parceria com os fabricantes de celulares.

A notícia é do The Information. Para quem não sabe, a Verizon é uma empresa de comunicações (internet, telefonia, etc.) americana que atua em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil –mas aqui não em telefonia. Em 2010 a empresa já tinha lançado uma loja de apps, mas a fechou em janeiro de 2013. A nova app store ainda está na parte dos planos da empresa e não há data concreta de lançamento.

O The Information também afirma que a nova tática da empresa é uma resposta aos cortes do Google Play Store na divisão dos lucros das vendas de apps com operadoras e fabricantes. A Verizon parece preocupada com as futuras perdas e por isso voltou a estratégia da própria loja de aplicativos. O plano também inclui utilização de localização, hora do dia e indicadores sociais para recomendar apps para usuários.

As lojas de apps das telefonias sempre perderam para a do Google e a da Apple. A Sprint começou recentemente a oferecer um serviço similar ao do Netflix, no qual o usuário paga uma mensalidade para ter acesso aos apps, mas é difícil concorrer com as gigantes, pois as duas oferecem mais opções de apps. A Amazon também tem uma loja de apps própria voltada para o Kindle Fire.

Ainda é preciso saber como a loja da Verizon beneficiaria o usuário de Android que já tem acesso a loja do Google e como a empresa vai ser competitiva diante de concorrentes tão forte. A ver.

PS.: Após a publicação desta matéria, o site re/code disse que os executivos da Verizon negam completamente a possibilidade de abrir uma nova loja de aplicativos. Apesar disso, a equipe do The Information disse que mantém as informações contidas na matéria que vêm de fonte confiável. De novo, é esperar para ver.

Imagem: White Smart phone on grass background via Shutterstock