Teve muita gente que ficou espantada com a pesquisa do Facebook, que teve o objetivo de testar se as pessoas eram influenciadas pela timeline. O Facebook foi acusado de anti-ético e manipulador.
Eu fiquei espantado com o espanto das pessoas. Quando você não paga por um produto, o produto é você. O Facebook manipula a sua timeline para aumentar o seu engagement [vício?] no próprio Facebook. Uma das principais métricas do Facebook é o tempo que você passa usando-o, logo eles otimizam a timeline para melhorar esta métrica.
Logo chego a conclusão que o Facebook pode manipular a sua timeline para ela ficar mais viciante, aumentando o seu tempo na rede social virtual, diminuindo o seu tempo da sua rede social real. Não pode manipular para fazer uma pesquisa científica com resultados públicos. Eu não entendo esta lógica.
Se você ficou irritado com o Facebook saiba que o que o Facebook faz o que todas as empresas fazem, a diferença é que as empresas normalmente não publicam o resultado. E elas fazem com o objetivo de manipular o seu consumo.
A técnica mais clássica é o teste A/B. Você quer testar qual email, página ou conjunto de palavras vai gerar mais tráfego, clicks ou compras. Você cria duas versões do objeto que está sendo testado, testa com uma amostra do seu público e depois escolhe o que deu mais resultado. Faça isso milhares de vezes e terá uma peça de venda otimizada para aumentar o seu consumo. Isso pode? Tem empresas como a Optimizely que somente fazem isso.
Outro item é o gamification. Tornar tudo um jogo. É o jogo do tablet em que você ganha pontos, em que se você não alimentar o bichinho a cada 30 minutos ele morre, que te vende elementos adicionais, que cria sistemas artificialmente competitivos, que cria uma série de prêmios para você ir acumulando. Tudo isso é fortemente baseado em uma série de pesquisas de psicologia comportamental. Mais uma vez está sendo manipulado e ninguém reclama. Esse assunto de ética e gamificação já é tão sério que já pensam inclusive em um código de ética do setor.
Outro caso é o OK Cupid, que assumiu realizar vários testes com pessoas no seu site e publicou recentemente um post sobre isso, relatando 3 experimentos. O terceiro experimento é o mais interessante.
Em resumo, se você não gostou da pesquisa do Facebook, você tem muito mais a se preocupar. O Facebook tem o mérito de deixar público o resultado de um experimento como este. Tenho certeza que você leu o resultado antes de criticar. E para finalizar, o sempre genial XKCD sobre o assunto.
Este texto da Esther Dyson sobre o mesmo assunto é muito bom, comparando o experiemento do Facebook com publicidade e propaganda.
2 comments
Cara, eu concordo com você em grau, número e gênero. Exatamente o que eu penso desde o dia que li a notícia e começaram a pipocar os mimimis. É a geração mimimi, merthiolate que não arde.
Confesso que fiquei frustrado em ver um artigo tão desinformado em um site que eu gosto e respeito tanto… Camilo, eu não sou usuário do facebook mas sei como ele funciona (até onde eles nos permitem saber) e embora também não tenha me surpreendido com a pesquisa (na verdade o que mais me surpreendeu foi o fato de eles terem a publicado pensando que não haveria controversia). Você leu o estudo? Entendeu? Ao menos a razão da polêmica você claramente não entendeu. Não se trata de manipular ou não o timeline, coisa que a maioria das pessoas já sabe e entende. A questão é a de que o objetivo do estudo era o de analisar se seria possível introduzir mais sentimentos positivos ou NEGATIVOS nas pessoas alterando a timeline para mostrar mais termos/updates positivos ou NEGATIVOS. Com isso, queriam testar a hipótese de que “sentimentos” em redes sociais são “contagiosos” entre os usuários. Você certamente conhece alguns dos estudos sobre como redes sociais podem afetar negativamente o estado mental de uma pessoa. Aqui tem um bem recente cuja leitura recomendo: http://arxiv.org/abs/1408.3550. Sabendo disso, a ideia de proposital e/ou artificialmente, sem consentimento tentar piorar o estado mental de um usuário da rede social é quesionável. É uma questão delicada e diretamente associada a saúde mental.
Alguns, mais ignorantes, podem chamar de “mimimi” – mas estes estão fora da discussão porque é um problema que exige maior seriedade.
Outra crítica à pesquisa do facebook que você parece ignorar é a de que a metodologia utilizada tem certos problemas. O mais evidente é a falta de autorização dos usuários. Os participantes da pesquisa não forma informados e as cláusulas indicando que este tipo de pesquisa poderia ocorrer só foram incluídas nos termos de uso 4 MESES DEPOIS dela acontecer (ref. http://www.forbes.com/sites/kashmirhill/2014/06/30/facebook-only-got-permission-to-do-research-on-users-after-emotion-manipulation-study/). Você se inscreve para um programa que usa seus dados de maneira não estabelecida nos termos de uso e não tem nenhum problema com isso? Faz isso na sua empresa? Aceita calado que as outras façam?
E mais: a mesma pesquisa não filtrou usuários por idade, ou seja, menores de 18 anos podem ter feito parte do experimento. Você quer seus filhos participando deste tipo de manipulação? Acha que as empresas podem fazer qualquer coisa sob o pretexto de que são apenas “negócios”?
Seu argumento parece indicar que qualquer tipo de experimento é válido e todo mundo tem que aceitar calado. O facebook é uma empresa de propaganda. E se eles dectarem que pessoas infelizes clicam mais em propagandas e passarem a ajustar os timelines para tentar deixar as pessoas mais neste estado, está tudo bem? Uma empresa não precisa ter responsabilidade quando realiza “experimentos” com seus usuários? E que fique claro: não se tratou de um teste A/B, nem de longe. Eles não queriam ver o que era melhor entre 2 ou mais opções, queriam ver se conseguiriam alterar o comportamento das pessoas baseado na alteração/manipulação do conteúdo que mostravam a elas.
Sempre que o tema é facebook vemos o que parece ser síndrome de Estocolmo. A empresa pode fazer o que quiser com seus usuários e eles ainda a defendem acima de tudo. É espantoso e mostra que algum tipo de manipulação intelectual já está funcionando muito bem.
Sei que é apenas a sua opinião – mas acho que opiniões baseadas na falta de compreensão do assunto, como a sua, são bastante prejudiciais para as pessoas que buscam informação e para a imagem do proprio startupi. Algumas pessoas podem pensar que, porque seu artigo foi publicado aqui (um site com excelentes artigos de pessoas que claramente sabem do que estão falando) pode ter qualquer ligação com a realidade, o que claramente não é o caso.
Concordo em uma coisa com você, XKCD é mesmo genial. Mas você entendeu que Randall está sugerindo que a razão da pesquisa não ser surpreendente é porque todo mundo já deveria saber que as razões do facebook para manipular o timeline já seriam anti-éticas, mesmo sem a existência dela? Ou seja, em um artigo que defende esta ação do facebook, você coloca uma tirinha que clara e diretamente critica a prática deles. No mínimo estranho e, novamente, parece ser motivada pela falta de compreensão do assunto.
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