O Google anunciou hoje a compra da Zync, uma startup que fornece uma plataforma baseada em nuvem para aplicações 2D e 3D. O valor da aquisição não foi anunciado, mas a Zync já trabalhou em filmes como Star Trek (foto) e Looper, filmes, que caso você não esteja familiarizado, contam muito com efeitos visuais em suas tramas.

A Zync também é muito utilizada pela indústria de propaganda. A empresa foi criada em 2011 em Boston e dá licença, armazenamento e transferência de dados de maneira facilitada e com foco em design e efeitos visuais. A empresa é a 26ª a ser comprada pelo Google este ano.

O anúncio foi feito por Belwadi Srikanth, gerente de produto do Google. Ele disse que a empresa vai se unir ao time do Google Cloud. “Criar efeitos especis incríveis requer um time habilidoso de artistas e designers que devem ter suporte de uma infraestrutura poderosa. Juntos, o Zync e a plataforma de nuvem do Google oferecerão para os estúdios de cinema a performance e a capacidade que eles precisam, enquanto os ajuda a gerenciar custos”, disse Srikanth no anúncio.

A compra é interessante para o Google por diversos motivos. Primeiro porque ela abre uma nova clientela para a empresa: a da indústria visual que incluem os perdulários estúdios de cinema. Também porque o Zync utiliza o Amazon Web Services e fazia uma propaganda do produto. Isso tira um cliente do concorrente e abre a possibilidade do Google poder fazer propaganda do seu próprio produto de nuvem.

Para o meio especializado, é esse o approach que o Google vai dar: a empresa vai diversificar seus produtos de nuvem com a aquisição da Zync. Esse tem sido um mercado importante e de difícil competição. As maiores são hoje a Amazon, o Google e a Microsoft, mas existem ainda outras de infraestrutura que também estão conseguindo crescer rapidamente, como a VMWare.

Mais detalhes da aquisição não foram revelados.