O Citi Mobile Challenge Latam 2014 é uma competição virtual de programadores que busca achar soluções de mobile banking para o banco Citi. Os quatro vencedores dividem US$ 60.000 em prêmio, além de começar um potencial relacionamento comercial com o Citi. O prêmio teve um vencedor brasileiro na categoria Solução de Atendimento ao Cliente mais Inovadora, Michele Labriola, que desevolveu o SACapp.

Labriola criou um sistema que integra os aplicativos de smartphone das empresas com os seus call centers. “Com o SACapp, trazemos para a tela do smartphone o menu do atendimento telefônico, de forma gráfica e amigável. De um lado, fica muito mais fácil para o cliente explicar o porque está ligando, e de outro, a empresa pode oferecer opções de auto-serviço bem mais relevantes do que tinha, utilizando as características multimídia do smartphone tais como PDFs, vídeos, etc. Caso ainda assim o cliente precise de assistência, a chamada é conectada diretamente com um agente do Call Center com todo o contexto de informações que já foi informada ao app, logo o cliente não precisa falar com máquinas de atendimento (bypass na URA), nem repetir as informações, pois o agente recebe todos os dados em seu front-end, junto com a chamada telefônica”, explica o vencedor.

Segundo Jorge Ruiz, responsável por Banco Digital e Desenvolvimento do Negócio para o Citi América Latina, a competição foi um sucesso. “Os participantes introduziram ideias inovadoras para Consumer e Corporate Banking dentro da Organização, que estão na vanguarda da inovação do banco móvel. Suas contribuições têm o potencial para impactar milhões de pessoas em todo o mundo e esperamos continuar trabalhando com cada um deles nos próximos meses”, afirmou.

Os primeiros quatro lugares da competição que dividiram o prêmio em dinheiro foram: a PAQ, do grupo Pós Móvil, e é uma plataforma de serviços B2B; a Citi Shopping da empresa Pidelo Rápido, uma solução integral personalizada de comércio eletrônico, a 123 Transfer Done!, que oferece funcionalidades de pagamentos e transferências; e a Predictive Deals da Tadeel, que busca conhecer os hábitos do consumidor para fornecer ofertas mais adequadas.

O desafio teve mais de 150 participantes, de 19 países e 50 cidades. Os inscritos apresentaram sua ideia a um júri com membros de vários países durante os eventos Demo Day em Buenos Aires, Argentina, Bogotá e Colômbia.

O brasileiro Labriola diz que neste momento estuda junto ao Citi a implantação da solução em sua plataforma de atendimento. “Esperamos que a partir do estabelecimento desse ‘case’, ganharemos respaldo no mercado e consequentemente aumentaremos a nossa base de clientes. O SACapp não é uma solução apenas para bancos, identificamos um “fit” muito bom da solução com três segmentos em especifico: bancos, telecoms e cias aéreas, pois neles existe recorrência do relacionamento do Cliente com a Empresa, o que justifica o download do app. Uma vez que as plataformas de Call Center são muito similares mundo a fora, faz parte dos nossos planos atuar também no exterior”, diz.

Labriola está animado com as negociações e destaca a importância de vencer um desafio desse tipo. “O fato de ser [uma competição dentro de] um banco é algo muito importante, pois o alto grau de exigência dessas instituições acaba validando automaticamente, aos olhos do mercado, a solução para as outras industrias”, conclui o programados.

Conheça todos os vencedores:

Categoria Soluções Móveis Inovadores

  • Melhor Solução Inovadora Móvel Global – Pidelo Rapido
  • Solução do Programador Individual mais Inovadora – Fabian Andres Angeloni
  • Solução da Tecnologia Varejista mais Inovadora – Tadevel
  • Solução Omnichannel mais Inovadora – Planet Media
  • Solução de Melhoria de Produtos mais Inovadora – G&L Group
  • Solução de Atendimento ao Cliente mais Inovadora – SACapp

Categoria Soluções Móveis B2B

  • Melhor Solução B2B e de Inclusão Financeira Global – POS Movil
  • Solução de investimentos de Impacto mais Inovadora – ID Interactive
  • Solução de Interação com o Cliente mais Inovadora – Juntos Finanzas Inc.
  • Solução para os Negócios mais Inovadora- Watto Apps, CA
  • Ferramenta De Gestão Financeira mais Inovadora – Yodlee Inc.

Image: Winners Podium via Shutterstock.