A Microsoft entrou na AllSeen Alliance, iniciativa da Qualcomm para criar um framework open source que conecte casas, carros e dispositivos móveis. A ideia do projeto, fundado em dezembro, é fazer com que várias empresas colaborem juntas para criar um que os dispositivos inteligentes de várias marcas se comuniquem sem problemas.

Além da Microsoft e Qualcomm há outras 49 empresas na Aliança, incluindo Cisco, D-Ling, LG, Panasonic e Sharp, todas construindo a framework de código aberto AllJoyn.

Considerando as dificuldades que a Microsoft encontra na era pós-PC e o momento que vive com o novo CEO Satya Nadella, um passo a mais dentro da IoT pode ser positivo para empresa. Mesmo porque outros produtos dela como os Windows Phone e o Xbox podem se beneficiar bastante ao se conectar a outros dispositivos inteligentes de outras marcas.

O interessante é que a ideologia da AllSeen Alliance vai na contramão do que empresas como Google e Apple estão fazendo, criando ecossistemas fechados para que seus dispositivos só se comuniquem com aparelhos do mesmo sistema. Na semana passada mesmo, durante o Google I/O, a empresa reforçou bastante seu trabalho em criar um mundo de IoT em que os dispositivos dependam do Android para se comunicar.