A Idea to Product Latin America anunciou os 18 selecionados para a final da competição, que acontece em Juiz de Fora entre os dias 7 e 9 de agosto. Ao todo, foram 36 times inscritos, que submeteram suas propostas para a avaliação dos juízes.

A competição, realizada desde 2001, reúne todos os anos alunos de escolas de toda a América Latina com o objetivo de apresentarem uma inovação tecnológica aplicada em produtos a especialistas em tecnologia, representantes dos patrocinadores com expertise nas áreas específicas destes produtos e investidores de venture capital.

“Inicialmente prevíamos selecionar 15 times, mas não pudemos deixar outros três de fora devido à qualidade destes”, explicou Renê José Rodrigues Fernandes, gerente de projetos do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV (FGVcenn) e. diretor do I2P Latin America.

Na final estarão representares da UFMG, UFJF, UFSC, UFSJ, USP, Unicamp e Unesp.

No primeiro dia da etapa final haverá terá três bancas, sendo uma de tecnologia da informação e comunicação, uma de produtos de engenharia e outra de ciências da saúde. Os dois times melhor classificados em cada uma das bancas estarão automaticamente para a grande final, que acontece no sábado, 9. O vencedor da etapa latino-americana participará da final mundial da I2P, que se realizará em novembro, nos EUA.

A competição é organizada no país pelo FGVcenn da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora/Parque Científico e Tecnológico.

Chancela do CNPq

Além de atrair inscritos de universidades que nunca participaram da competição – como a UFSJ, a USP e a UFSC – a edição deste ano tem como novidade a chancela do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Além de conseguirmos recursos financeiros que serão investidos na competição, agora temos a chancela de uma das mais importantes agências de fomento do Brasil o que garante mais credibilidade a esta competição internacional”, diz Nádia Raposo, professora e pesquisadora da UFJF

Conheça as equipes classificadas:

Livre – UNESP

O produto se denomina RADICAL, sistema independente de motorização elétrica para cadeira de rodas convencionais.

Ymmuno-Modulators – UFSC

EmargYnex é um fitomedicamento inédito e inovador para o tratamento da Esclerose Múltipla, com propriedades imunomoduladoras e neuroprotetoras.

Inovahalit – UFJF

O Phytofresh é um filme polimérico de aplicação bucal, com ativos naturais e ação antimicrobiana, atuando como coadjuvante no combate à halitose.

Genetec – UFJF

Neobone Gel é um substituto para enxertia óssea, sendo uma matriz extracelular desmineralizado e descelularizado, para tratamento de diversas lesões ósseas em humano e animais.

Alfa – UFMG

Máscara facial de oxigenoterápia com acesso simultâneo à boca do paciente e à fonte de oxigênio, agregando mais segurança e eficácia ao tratamento de doenças.

Implant-AR – UFMG

Implante em forma de bastão com liberação prolongada de fármacos implantado na cavidade nasal para o combate da rinossinusite crônica e sem necessidade de remoção.

UFJFChem – UFJF

Preparation of novel substrates and devices to be employed in the removal of formaldehyde from aqueous waste streams.  Product(s) will facilitate disposal of same.

Fuselmax – Unicamp

Processo para produção integrada de etanol, álcool isoamílico e isobutanol a partir de óleo fúsel, um subproduto gerado na produção de etanol.

SurfactanShield – USP

O produto é um biopesticida atóxico e biodegradável obtido a partir de bagaço de cana-de-açúcar por via biotecnológica.

Chem UFJF – UFJF

Product is a nutraceutical formulation consisting of a low calorie chocolate, a natural fiber and a caffeine containing product to aid in weight reduction.

NanoBiotec – UFMG

Fungicida criado a partir de nanotubos de carbono para combater a Ferrugem do feijoeiro, sendo aplicado na planta sem a utilização de agentes tóxicos.

Nupics – UFJF

Equipamento para formação e/ou aplicação de filmes poliméricos uniformes para diversos fins (farmacêutico, nutracêutico, cosmético, dentre outros).

SCT Logus – UFMG/UFSJ

The Collaborative System for Carriers is a web centric platform with mobile app to support carriers in dealing with freight logistics in large city centers.

Project Diva – UFJF

Diva is a mobile application which using Computational Intelligence and Image Processing aims to be a visual stylist assistant in people’s everyday life.

Safetybag – UFJF

Caixa que se adapta ao tamanho da mala com fecho eletrônico e comunicação de dados para transporte e monitoramento de bagagens em aeroporto.

e-Score – UFJF

e-Score é um aplicativo para dispositivos móveis que avalia o escore da condição corporal de animais, relevante para a tomada de decisões estratégicas do rebanho.

Smartians – UFJF

O I9Híbrido é uma solução para os problemas de comunicação de dados relacionados à medição inteligente do sistema elétrico.

Doc Base Nuclear – UFJF

Elaboração e desenvolvimento de software para armazenamento hierarquizado de documentos, online/offline, exigidos pelos órgãos reguladores para licenciamento e operação de Serviços de Medicina Nuclear.